CGE ABC alerta para fake news sobre onda de forte calor em fevereiro

In ABCD On
- Updated

Texto falso vem sendo divulgado nas redes sociais e
atribuído ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

O Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC, alerta para uma fake news (notícia falsa) que está circulando pelas redes sociais com a informação de que fevereiro haverá uma forte onda de calor. O texto falso que vem sendo divulgado é creditado como fonte o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que, oficialmente, já divulgou nota negando a informação.

“O Inmet informa que trata-se de notícia falsa a mensagem sobre uma forte onda de calor em fevereiro, compartilhada nas redes sociais nos últimos dias. Esta mesma notícia falsa já se repetiu no mês de fevereiro em anos anteriores”, diz o alerta do órgão nacional de meteorologia – o aviso pode ser conferido no site oficial do instituto (inmet.gov.br).

Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, é papel dos órgãos públicos fazer alerta à população sobre fake news. “É importante que as pessoas façam consulta nos órgãos oficiais e não espalhem essas notícias falsas. É claro que a orientação em dia de calor intenso sempre é de evitar exposição ao sol forte e hidratação, mas esse texto que vem sendo compartilhado por muita gente é falso e não deve ser repassado adiante para evitar alarde desnecessário nas pessoas. Quando houver riscos aos munícipes, os canais oficiais do CGE ABC farão a devida comunicação”, afirmou Brandão.

Veja abaixo, na íntegra, o texto falso que está sendo divulgado nas redes sociais:

“Atenção: Institutos de meteorologia alertam para uma forte onda de calor em fevereiro. A defesa civil e os telejornais não divulgam para não assustarem a população, mas segundo Inmet( Instituto Nacional de Meteorologia) e Institutos do Chile, divulgam que será o fevereiro mais quente que se terá registro na história de medições. Por isso, crianças e idosos, pessoas com problemas de pressão e cardiovasculares terão atenção especial. Muita água. Nada de exercícios depois das 8 da manhã e antes das 18 da noite…E detalhe, não há previsão para um dia sequer de chuva. A defesa civil também prevê desabastecimento da água e energia. Fica a dica. Nada de crianças e idosos em praias e piscinas nesse período de horário. Repassem para que as pessoas estejam informadas e tomem os cuidados necessários.

ATENÇÃO

O fenômeno do Equinócio nos afetará nos próximos 5 dias. Permaneça dentro e mantenha os animais dentro de casa ou protegidos especialmente a partir das 11h até as16h todos os dias. A temperatura irá flutuar e pode atingir 40 graus Celsius. Isso pode causar desidratação e insolação facilmente. Este fenômeno é devido ao fato de que o sol está diretamente acima do equador.

Por favor, fique hidratado. Todos devem consumir cerca de 3 litros de líquido todos os dias. Controle da pressão arterial. Muitos podem sofrer uma insolação.

Tome banhos frios o mais frequente possível. Reduza a carne e aumente frutas e legumes.

A onda de calor não é uma piada! Coloque uma vela nova não utilizada fora da área da casa ou da área exposta. Se a vela pode derreter, está em um nível perigoso.

Coloque sempre um balde ou 2 água pela metade na sala de estar e em cada sala para manter a temperatura baixa.

A insolação não apresenta sintomas indicativos. Uma vez desmaiado, é grave e perigoso, já que a falha de um órgão é ativada.

Sempre verifique seus lábios e veja se seus olhos estão afundados por desidratação.

Por favor, informe os outros…”

O CGE ABC recomenda que o texto acima não seja compartilhado.

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu