Celebração do “Agosto Indígena” no SESC honra cultura e sabedoria dos povos originários

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
Foto: Thiery Maciel /Divulgação

Alimentação, curso e oficinas fazem, acima de tudo, com que o público se aproxime dos povos originários.

No Brasil, se celebra o “Agosto Indígena”, e, ao longo desse período, vários eventos e atividades são realizados em todo o País.

O objetivo é promover a valorização da cultura e da sabedoria dos povos indígenas para conscientizar a sociedade sobre a importância de preservar as tradições ancestrais.

No ABCD, o Sesc Santo André e São Caetano organizaram, em primeiro lugar, atividades durante todo o mês de agosto.

Isso para incentivar a valorização da cultura indígena e o respeito à diversidade étnica.

É um convite para toda região participar e apoiar as atividades, por exemplo, a fim de adquirir conhecimento, apreciar e reconhecer os costumes e a sabedoria das comunidades indígenas da região e construir um país mais diversificado e inclusivo.

Todas as atividades são, portanto, livres e abertas ao público geral, com necessidade de retirada de ingressos ou inscrição.

“Brincadeiras do Povo Guarani”

A partir de uma aproximação com a cultura do povo indígena Guarani, os três educadores Karai Valcenir Tibes, Eliane da Silva e Rony Tibes oferecem no Sesc Santo André, em suma, nos sábados de 5 a 19, sempre a 14h a oficina “Brincadeiras do Povo Guarani” que reúne uma série de jogos, danças e brincadeiras tradicionais, como manji’o, uru-xy, xondaro e tangará.

A cada sessão, o público terá contato com uma brincadeira diferente, que entre movimentos e conversas, crianças a partir de 5 anos e seus acompanhantes, se tornam multiplicadores de histórias e culturas dos povos indígenas. Atividade livre e gratuita com retirada de ingressos no local 30 minutos antes.

“Poesia e pertencimento pelas lentes de mulheres indígenas” com Jamille Anahata, será a proposta para o curso on line De 8 a 29/8, terças, das 19h às 21h, onde os participantes visitarão trabalhos poéticos de mulheres de pindorama e de abya yala, territórios respectivamente conhecidos como “Brasil” e “América”. Através das palavras de mulheres como Eliane Potiguara, Márcia Kambeba e Márcia Mura, será conversado temas como: raça, etnia, branquitude, pertencimento indígena e outros entrelaçamentos que permeiam os povos originários. Serão propostos exercícios de reflexão, escrita e sonhos de novos mundos. Atividade gratuita para maiores de 16 anos com inscrições pelo portal Sesc SP.

“Jogares Indígenas”

Thiery Maciel, pesquisador da cultura indígena, contador de histórias e oficineiro, oferecerá a oportunidade de vivência e práticas com “Jogares Indígenas”, em 12 e 26.08, sábados, às 14h, será possível conhecer de forma prática, lúdica e divertida os jogares e brincares de alguns dos povos originários do Brasil, fomentando aos participantes mais sobre a cultura indígena.

Em 23.08, quarta, às 16h, o Sesc São Caetano convida pessoas ligadas à alimentação e cultura para prosear junto com o público em um café da tarde coletivo, no projeto “Mais que Prosa”.

Entre as comidinhas que compõe este café da tarde, a convidada traz consigo, por exemplo, uma iguaria da sua memória afetiva, cujo preparo é ensinado pela equipe Sesc.

Neste encontro, a mediadora Nivia Andrade recebe Silvia Muiramomi: Socióloga, ativista do Movimento Indígena do ABC, Povo GuayanáMuiramomi do território de Ca’aguassu.

Será um bate-papo sobre a situação da população indígena e sua realidade no ABCDMRR, principalmente em contexto urbano.

Atividade livre e gratuita, em conclusão, com retirada de ingressos no local 30 minutos antes.

Serviço

Agosto
Recomendação etária: Livre
Ingressos: Grátis.
Para informações sobre outras programações acesse o portal sescsp.org.br

You may also read!

Mestre violonista Robson Miguel, de Ribeirão Pires, apresenta nos EUA a tese da Oitava Nota Musical

Referência mundial, Robson propõe, em primeiro lugar, a existência da nota “Kall” durante turnê internacional Joaquim Alessi Em sua turnê mundial

Read More...

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios divulga vencedoras da etapa São Paulo  

Empreendedora de Santo André, Hellen dos Santos Gonçalves ficou, além disso, em terceiro lugar na categoria MEI Angélica Medeiros, Luciana Pereira,

Read More...

Braskem comemora 53 anos da unidade de Polietilenos no ABCD

Planta pioneira no Polo Petroquímico de Capuava reforça, portanto, legado industrial, inovação e compromisso com a sustentabilidade A Braskem, petroquímica

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu