Casa do Artesão de São Caetano comemora 20 anos com café da tarde aos membros mais antigos do estabelecimento

In Educação On
- Updated

Nesta quarta-feira (11.08), a Casa do Artesão Reinaldo Joaquim Gomes comemora 20 anos  de atividades homenageando seus membros mais antigos, em um café da tarde a partir das 14h.

O encontro celebra as duas décadas do equipamento público que é referência no fomento à produção e ao comércio de artigos feitos à mão por moradores de São Caetano do Sul.

A Casa do Artesão foi instituída em 2001 com o objetivo de estimular a produção manual e de ser um mecanismo de desenvolvimento econômico e inclusão social.

À época, era administrada pelo Depec (Departamento de Educação e Cultura) da Prefeitura, em cooperação com a Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades.

Atualmente, é exemplo no modelo de gestão compartilhada entre a sociedade civil e o Estado: administrado pela Secult (Secretaria de Cultura), a Casa conta com o gerenciamento financeiro da Manuartes (Associação de Trabalhadores e Autônomos em Atividades Artesanais, Artes Manuais, Similares e Conexas de São Caetano do Sul).

Na Casa do Artesão do início do século 21 estavam expostas cerca de 200 peças de aproximadamente cem profissionais da cidade.

Hoje, conta com o trabalho de aproximadamente 240 artesãos e artistas plásticos locais, dos 16 aos 90 anos de idade, e dispõe, em seus 143 metros quadrados, de milhares de itens à venda, de R$ 5 a R$ 500, em diversos materiais, como madeira, porcelana, tecidos variados e materiais recicláveis.

Homenagem

O nome Reinaldo Joaquim Gomes é uma homenagem ao falecido comerciante do Bairro Nova Gerty, que sempre incentivou o desenvolvimento do comércio e o crescimento da cidade.

Acreditando no potencial econômico do local, foi o responsável por erguer o prédio que abrigaria a Relojoaria Gomes, um dos mais antigos estabelecimentos comerciais da cidade, na rua Visconde de Inhaúma, em frente à Praça da Figueira.

Cartão de visitas

Luiz Carlos Albuquerque, de 88 anos, tem o registro de número 1 na Casa do Artesão. Membro do equipamento há quase 20 anos, desde o início das atividades, ele conta que, além do que vende no espaço, também costuma receber encomendas de visitantes e frequentadores:

“Além de artesanato em madeira pego muita encomenda de reforma de móveis por intermédio da Casa”, diz Seu Luiz, que é projetista de profissão e considera o artesanato um hobby. “A Casa me indica, inclusive, quem precisa de projetista de móveis. Já mandei material para Minas Gerais, para revenda, tudo via Casa do Artesão. É o meu cartão de visitas. Se não tivesse minhas peças ali, ninguém saberia quem é o Luiz”, afirma.

A Casa do Artesão está de portas abertas para visitantes e faz um convite a novos expositores: para participar, é preciso ser morador da cidade e levar o trabalho ao local para avaliação. Cada membro arca com um custo mensal de 10 reais mais 12% sobre o valor das vendas, que é destinado às despesas para a manutenção do espaço.

Serviço

Casa do Artesão “Reinaldo Joaquim Gomes”

Rua Pará, 88, Centro, São Caetano do Sul-SP

Tel.: 4229-9988

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h e, aos sábados, das 09h às 13h. 

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu