Carla Morando discute com secretário Rafael Benini próximas etapas para implantação da Linha 20 do Metrô

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Secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e a deputada Carla Morando

Em visita ao gabinete da deputada estadual Carla Morando, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, nesta terça-feira (22.10), o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, destacou ações do Governo para implantação da Linha 20 Rosa do Metrô.

No mês passado, também na Alesp, Benini informou para a deputada que a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu parecer favorável à obra.

Segundo o secretário, em 2025, serão realizadas consultas públicas sobre o projeto e, posteriormente, a concessão para a iniciativa privada, prevista para 2026.

Rafael Benini informou ainda que o trecho entre os municípios de São Bernardo e Santo André é prioritário.

Principal interlocutora entre o Estado e a região, Carla Morando destacou a importância da obra para o ABCD.

“A Linha 20-Rosa do Metrô ligará nossa região à cidade de São Paulo, beneficiando um milhão e meio de passageiros por dia. É uma obra que atenderá a população com segurança e rapidez, por isso, pedimos ao Estado celeridade nos trabalhos”, disse, em resumo, a deputada, coordenadora da Frente Parlamentar em Prol da Linha 20 Rosa do Metrô na Alesp.

Defesa desde o primeiro mandato

A parlamentar defende desde o primeiro mandato a implantação da Linha para atender a população e garantir desenvolvimento para a região.

Entre as iniciativas para garantir a realização da obra estão envio de proposta de emenda ao orçamento de 2024 no valor de R$ 100 milhões para investimento direto nas obras.

Também apresentou emenda ao Orçamento de 2021 do Estado, destinando R$ 5,4 milhões para custear os estudos da Linha 20 e emenda ao Plano Plurianual – PPA 2019-2023 para assegurar a viabilidade do projeto de expansão de transporte entre a Capital e o ABCD.

Em abril, por exemplo, durante audiência com o governador Tarcísio de Freitas, no Palácio dos Bandeirantes, Carla Morando reforçou a necessidade da obra.

Além disso, no ano passado, participou de audiências com o governador Tarcísio, o secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Marco Antônio Assalve, e o diretor de Engenharia e Planejamento, Marcos Kassab, e pediu celeridade nos trabalhos destacando a importância do Metrô para o ABCD.
A Linha 20 Rosa atenderá mais de 1,3 milhão de pessoas por dia e tem previsão de entrega para 2035.

Serão 33 km de extensão, com 24 estações chegando até o ABCD, em Santo André e São Bernardo. Partirá da região da Água Branca e terá integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 5-Lilás e 6-Laranja de metrô, além das linhas 7-Rubi e 8-Diamante de trens, prevendo ainda se integrar com a futura Linha 22-Marrom.

    Parecer favorável da Cetesb

    Em setembro, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, da mesma forma, parecer técnico favorável da CETESB.

    Segundo o órgão, as obras são um assunto de utilidade pública e importânci estratégica para o transporte público e mobilidade.

    “Considerando que se trata de obra de utilidade pública de importância estratégica para o transporte público, que foram avaliadas alternativas locacionais e tecnológicas, e que os potenciais impactos ambientais poderão ser mitigados com a devida implementação dos Programas Ambientais propostos e das solicitações do Parecer Técnico nº 078/24/IL, a equipe técnica da CETESB conclui que o empreendimento é ambientalmente viável. Nestes termos, submete-se o Parecer Técnico nº 078/24/IL ao CONSEMA para verificação do interesse na apreciação e deliberação sobre a concessão da Licença Ambiental Prévia – LP para a implantação da Linha 20 – Rosa e prolongamento da Linha 2 – Verde”, cita no parecer.

    O próximo passo é o Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA) também realizar vistoria do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto do Meio Ambiente (RIMA), e assim emitir, em conclusão, a Licença Ambiental Prévia (LP).

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