Espaço será o primeiro do Estado de São Paulo a oferecer, acima de tudo, apoio e tratamento exclusivo aos pacientes diagnosticados com o TEA
A deputada estadual e candidata à reeleição, Carla Morando (PSDB), conquistou para São Bernardo o 1º Centro de Referência ao Tratamento da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Estado de São Paulo.
A vinda do equipamento à cidade foi confirmada, em primeiro lugar, durante visita ao prédio onde o espaço será instalado.
Ela esteve lá com o governador Rodrigo Garcia (PSDB), o candidato ao Senado Edson Aparecido (MDB) e o prefeito Orlando Morando, neste domingo (25.09).
Solicitação da deputada ao governador, o novo espaço vai oferecer serviços voltados à orientação de pessoas com TEA.
Da mesma forma, seus familiares saberão sobre seus direitos, acesso aos serviços públicos, além de atendimentos com especialistas.
Ou seja, médicos, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.
O equipamento será instalado na Rua Joaquim Nabuco, no Centro, ao lado do Hospital de Urgência.
Hospital que, da mesma forma, também recebeu recursos encaminhados por Carla para compra de equipamentos durante a pandemia da Covid-19.
Cuidado especializado
“Esse é um prédio do Estado que estava subutilizado. Conversando com o Rodrigo, apresentamos esse pleito de trazer um centro de referência voltado ao público autista, que infelizmente ainda não contava com um espaço exclusivo de atendimento. Aqui, as pessoas com o espectro autista receberão cuidado especializado, de acordo com as necessidades dos pacientes. Fiquei muito feliz em ter mais esse pedido atendido pelo governador”, destacou Carla.
Na visita, Rodrigo Garcia destacou que a implantação do Centro faz parte de seu plano de governo, que engloba outros 11 itens voltados especificamente para o público autista. “A Carla me convenceu e vamos começar aqui por São Bernardo. Temos muitas ações para cuidar das pessoas com espectro autista, desde a disponibilização de um segundo professor na sala de aula até a implantação de centros de referência para apoio às famílias, espalhados pelo Estado de São Paulo. Esse é o nosso compromisso para que São Paulo possa mostrar ao Brasil que é um Estado inclusivo e que cuida das pessoas com autismo”, destacou.
Políticas para autistas
São Bernardo foi a primeira cidade do ABCD a regulamentar a Lei Romeo Mion (Lei Federal nº 13.979, de 8 de janeiro de 2020), destinada à proteção dos indivíduos acometidos pela síndrome.
A instalação do novo Centro vai complementar as ações desenvolvidas pelo município ao público autista.
Entre eles, a instituição da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, que já contemplou 500 pessoas no município.
O documento garante, em conclusão, prioridade nos atendimentos às pessoas com autismo e promove inclusão e visibilidade.