Warning: preg_match(): Allocation of JIT memory failed, PCRE JIT will be disabled. This is likely caused by security restrictions. Either grant PHP permission to allocate executable memory, or set pcre.jit=0 in /home/storage/a/2b/da/abcdrealprovisor1/public_html/wp-includes/load.php on line 46
Caravana da Saúde atende mais de 129 mil pacientes desde fim de janeiro em São Bernardo - ABCD Real

Caravana da Saúde atende mais de 129 mil pacientes desde fim de janeiro em São Bernardo

In ABCD, Saúde On
- Updated

Com o objetivo de zerar filas da saúde, programa da Prefeitura mantém mutirão, inclusive aos finais de semana; neste sábado e domingo, medida encerrou, em alguns casos, espera de dois anos por consulta e exames

O fim de semana foi movimentado nas unidades de atendimento municipais que sediaram mais uma rodada do Programa Caravana da Saúde, da Prefeitura de São Bernardo. Com o mutirão deste sábado e domingo (17 e 18.05), pacientes compareceram à Policlínica do Centro, Policlínica Imagem, Hospital dos Olhos, Hospital de Clínicas, CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) e 16 UBSs da cidade para realizar 5.300 procedimentos agendados nesses dois dias, entre exames, consultas com especialistas, cirurgias e colocação de próteses dentárias.

A Caravana da Saúde foi lançada no fim de janeiro deste ano para zerar a fila de espera na rede municipal. De lá para cá, mais de 129 mil pacientes já passaram pelas unidades, inclusive aos finais de semana. Neste sábado e domingo, por exemplo, os Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades Básicas de Saúde abriram as portas para a colocação de 911 próteses dentárias, de forma gratuita.

A ação tem se mostrado efetiva. Após dois anos na fila de espera, Vilma Batista, de 64 anos, conseguiu passar em consulta com ortopedista para verificar as dores que sente nos ombros. Fez os exames e já tem agendado para o próximo dia 20 o retorno no especialista. “Está dando tudo certo e está sendo tudo muito rápido”, disse.

Neste domingo, Vilma acompanhou o marido, Otacílio Gomes de Souza, 68 anos, na consulta com nefrologista. Depois de sofrer com fortes cólicas renais, o acompanhamento médico deveria acontecer a cada seis meses, mas há mais de um ano o paciente aguardava o agendamento. “A Prefeitura me ligou faz cinco dias marcando para hoje. Nesse ano, marquei um médico para fazer um check up e em 15 dias eles resolveram os meus problemas. Já fiz meus exames e vim mostrar ao médico”, aprovou Otacílio.

O prefeito Marcelo Lima conversou, neste domingo, com pacientes e profissionais da Policlínica Centro e Poli Imagens para acompanhar a evolução do programa. “Em pleno domingão estamos atendendo os moradores aqui de São Bernardo com a Caravana da Saúde. Somente nesta unidade foram 1.000 pacientes atendidos. Pessoas que aguardavam exames e consultas há quase quatro anos estão sendo atendidas e temos a meta de zerar em junho toda a demanda represada do passado e, a partir disso, começar a trabalhar com metas e prazos permanentes”, destacou.

A secretária adjunta de Saúde de São Bernardo, Fernanda Penatti, ressaltou medidas que estão sendo tomadas para que as demandas sejam atendidas com maior eficiência, em menor tempo. “Além dos mutirões dos finais de semana, estamos nos organizando para que no nosso dia a dia os pacientes tenham acesso, em tempo oportuno, àquilo que eles precisam diante de suas necessidades de saúde.”

SEQUÊNCIA – No próximo fim de semana, dias 24 e 25 de maio, unidades de saúde municipais abrirão para mais uma etapa da Caravana da Saúde, com mutirão de exames, consultas e procedimentos gratuitos, mediante agendamento.



Fotos: Isabella Diniz/PMSBC

You may also read!

Defesa Civil de Santo André firma parceria para desenvolver aplicativo de gestão em áreas de risco

GeoRisco Santo André, que será feito pelo Inteli, centraliza dados georreferenciados e vai agilizar a resposta emergencial em situações

Read More...

Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado deste 7 de Setembro

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Independência

Read More...

Passa por Ribeirão Pires no dia 13 a 27ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC

Prova reúne, acima de tudo, atletas brasileiros e estrangeiros e terá percurso de cerca de 130 quilômetros pelas sete

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu