Obras, que chegaram a cerca de 70% de conclusão, foram vistoriadas pelo prefeito Paulo Serra nesta quinta
As obras do Complexo Viário Cassaquera seguem em ritmo acelerado e avançaram, acima de tudo, para um novo local.
O prefeito Paulo Serra acompanhou nesta quinta-feira (03.06) o início da canalização do córrego Cassaquera na rotatória da avenida Giovanni Battista Pirelli.
Neste trecho, portanto, as intervenções estão previstas para terminar no fim de agosto.
Com a canalização de 1,7 Km e a construção do novo viário na Anhaia Mello, as obras chegaram a cerca de 70% em conclusão.
No momento, profissionais atuam em sete frentes de trabalho simultaneamente, incluindo os serviços de preparação do solo para a pavimentação da via.
A previsão, em consequência, é de que o Complexo Viário Cassaquera seja entregue à população no final do ano.
Mais importante
“Esta obra, que nós conseguimos tirar do papel, é uma das mais importantes para o eixo estrutural de mobilidade urbana”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
E disse ainda: “O novo complexo tem importância muito grande para facilitar o acesso ao Rodoanel e possibilitar a ligação entre as avenidas dos Estados e Valentim Magalhães, tornando-se fundamentais para a melhoria do trânsito e para o desenvolvimento da nossa cidade”.
Além disso, da questão da mobilidade urbana, o Complexo Viário Cassaquera tem como objetivos melhorar o escoamento da água da chuva, controlar o risco de enchente e alagamento na região, diminuir o problema de descarte irregular de resíduos às margens do córrego e contribuir com a despoluição do curso d’água.
No trecho de canalização, 100% dos efluentes passaram a ser coletados e tratados devidamente, o que corresponde a aproximadamente 80% de redução de esgoto despejado no canal.
O projeto também contempla a criação de duas travessias sobre o córrego.
Uma será na região da rua Fernando Pessoa, que já começou a ser construída, e a outra próxima à rua Assis Chateaubriand.
Além disso, as passagens entre as ruas João Caetano e Fernando Costa serão readequadas.
O investimento para o Complexo Viário Cassaquera é de cerca de R$ 40 milhões.
As obras fazem parte do programa Sanear Santo André, que ainda inclui melhorias para a gestão de resíduos sólidos e dos sistemas de monitoramento de chuva e drenagem urbana.
O programa recebe financiamento de US$ 50 milhões pela CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina).
Mais informações, em conclusão, podem ser consultadas no site (www.semasa.sp.gov.br/sanearsantoandre).