Após esse período, as doses remanescentes do imunizante contra influenza serão disponibilizadas para a população com mais de seis meses de idade enquanto houver estoque
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e o Sarampo entra na última semana e as pessoas que compõem o público-alvo para receber as doses têm até sexta-feira (24.06) para se imunizarem.
O fim do período de vacinação foi prorrogado do dia 3 para 24 de junho, seguindo orientação do Ministério da Saúde (MS), para que a população pudesse se proteger e melhorar a cobertura vacinal para as duas doenças.
Até o momento, em Diadema, foram vacinadas contra a influenza 58.429 pessoas. Dessas, 31.253 são idosos, o que representa 60,5% da cobertura vacinal, 5.375 trabalhadores da saúde (50%), 4.687 crianças de 6 meses a 2 anos de idade (51,7%), 7.557 crianças entre 2 e 5 anos (45,5%), 1.154 gestantes (32%), 239 puérperas (40%) e 1.433 trabalhadores da educação (35,6%), além de 6.599 pessoas com comorbidades. Já a proteção contra o sarampo foi aplicada em 12.064 crianças.
As duas vacinas estão disponíveis nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Entretanto, o público para cada imunizante é distinto. A dose de sarampo é destinada a trabalhadores da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade.
Já a vacina contra gripe pode ser aplicada em pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e deficiência permanente; povos indígenas e quilombolas; trabalhadores da saúde, educação e portuários; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas.
Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento pessoal com foto e, se possível, a carteira de vacinação e comprovante da vacinação covid-19.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recomenda que todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 sejam respeitadas durante as ações de vacinação. O uso de máscaras de proteção individual é obrigatório para quem busca atendimento nas unidades de saúde ou for atendido por ocasião da vacinação.
Para todos
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a partir de 25 de junho, a vacina de influenza pode ser disponibilizada à população em geral a partir de seis meses de idade, enquanto durarem os estoques do imunizante em cada município.