Doses estarão disponíveis, em primeiro lugar, para os grupos prioritários em todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
A Prefeitura de Diadema inicia nesta segunda-feira (10.04), a 25ª Campanha de Vacinação contra a Influenza (gripe).
Poderão ser vacinadas, portanto, as pessoas que integram os seguintes grupos prioritários: mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças a partir de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), imunossuprimidos, pessoas com deficiência ou comorbidades, povos indígenas e quilombolas, professores, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (rodoviário, urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, forças de segurança, salvamento e forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e população de rua.
A aplicação das doses vai acontecer, acima de tudo, nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem necessidade de agendamento.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o município recebeu 24 mil doses do Ministério da Saúde (MS) para atender inicialmente os grupos prioritários.
A campanha segue, da mesma forma, até 31 de maio, e a meta é vacinar 90% da população prioritária.
“Diadema tem um longo histórico positivo de vacinação e damos início a mais uma campanha com a expectativa de vacinar a população prioritária no menor tempo possível para reduzir o risco de transmissão do vírus na cidade e garantir a proteção das populações mais vulneráveis”, afirmou, em resumo, o secretário municipal da saúde, José Antônio da Silva.
Influenza
A influenza é, em suma, uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório.
É de elevada transmissibilidade e, portanto, com tendência a se disseminar facilmente.
A Campanha anual de Vacinação contra a Influenza tem como principal objetivo prevenir as complicações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, internações e os óbitos nos grupos prioritários, que podem ser confundidos com os da covid-19, além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde.
A vacina deste ano contra a influenza é trivalente, ou seja, composta por três vírus (H1N1, H3N2 e linhagem B).
O imunizante pode ser administrado de maneira simultânea com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.
“A vacina contra a influenza não causa gripe. Ela é segura e apresenta o mínimo de efeitos colaterais. Orientamos os profissionais da rede a tirarem as dúvidas da população para que os moradores se sintam seguros na hora de receber a vacina”, explicou Shirley Felix Cezário de Melo, coordenadora do Programa Municipal de Imunização.
Documentos necessários
Para receber o imunizante é necessário apresentar o documento pessoal com foto e comprovante de que faz parte do grupo prioritário.
Se possível, apresentar a carteira de vacinação covid-19.
A SMS recomenda que todas as medidas de prevenção à transmissão da covid-19 sejam respeitadas durante as ações de vacinação contra a influenza.
O uso de máscaras é recomendado a quem busca atendimento nas unidades de saúde ou for atendido por ocasião da vacinação.
Confira o endereço das UBS aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19/.
Dia D
Para facilitar o acesso da vacinação a quem trabalha, Diadema fará dois Dias D de vacinação contra Influenza e outras vacinas: em 15 de abril e 6 de maio.
As unidades abertas em 15 de abril serão divulgadas oportunamente.
Já em 6 de maio, mesmo dia da eleição do Conselho Popular de Saúde, as 20 UBSs estarão abertas, das 8h às 16h.
Sobre a eleição, saiba mais em: https://portal.diadema.sp.gov.br/conselho-popular-de-saude-de-diadema-encerra-inscricao-para-candidatos-a-eleicao-com-recorde/