Campanha de vacinação contra a gripe mira idosos, crianças e gestantes

In ABCD, Saúde On
- Updated
SP já registrou 524 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 38 óbitos em 2025

Vacinação é a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) informa que a vacinação contra a gripe já está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para os grupos prioritários. Iniciada em 28 de março, a campanha tem como foco idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas e pessoas com doenças crônicas.

Até a última semana, foram enviadas 4,3 milhões de doses aos 645 municípios paulistas. A vacinação é considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, evitando complicações e o agravamento da doença.

LEIA MAIS: Governo de SP inaugura 70 novos leitos de UTI na Santa Casa de São Paulo

“É importante que a população, principalmente o grupo prioritário, se vacine contra a gripe, sobretudo nesta época do ano em que os fatores contribuem para a transmissão dos vírus. Vale lembrar que a vacinação é a melhor forma de evitar quadros graves da doença”, afirma Regiane de Paula, coordenadora de Saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças da SES. 

Neste ano, até a última quinta-feira (3/4), foram registrados 524 casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) por influenza e 38 óbitos, no estado de São Paulo. Em todo o ano passado, foram 6.699 casos e 781 óbitos.

LEIA MAIS: Fundação Pró-Sangue de SP reforça campanha de doação para antes e durante o feriado de Páscoa

Tem alguma dúvida sobre a vacinação?

O Governo de São Paulo, por meio da SES-SP, criou o portal “Vacina 100 Dúvidas” com as perguntas mais frequentes sobre vacinação nos buscadores da internet. A plataforma esclarece questões como efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e quais os perigos ao não se imunizar. O acesso está disponível no link: www.vacina100duvidas.sp.gov.br

Confira a lista completa dos grupos prioritários de vacinação:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade

* Profissionais de saúde

* Gestantes

* Puérperas

* Professores do ensino básico e superior

* Povos indígenas

* Quilombolas
*  Trabalhadores da saúde

* Idosos com 60 anos ou mais de idade

* Pessoas em situação de rua

* Profissionais das forças de segurança e salvamento

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais

* Pessoas com deficiência permanente

* Caminhoneiros

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
*   Trabalhadores dos correios

* Trabalhadores portuários

* População privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e jovens que cumprem medidas socioeducativas

You may also read!

Feira da Fraternidade traz Maneva, Turma do Pagode e Marcelo Falcão a Santo André neste fim de semana

Evento solidário terá arrecadação de alimentos; renda das barracas será voltada, acima de tudo, às entidades assistenciais participantes A Feira

Read More...

Gilvan Ferreira entrega Quintal Verde no Jardim Ana Maria e amplia ações de sustentabilidade

Espaço trouxe, em primeiro lugar, restauração ecológica e será utilizado para práticas de agroecologia, compostagem e outras atividades ambientais Terreno

Read More...

Santo André recebe MV Bill em festival no Parque da Juventude neste domingo

Festival Em Toda Cidade faz parte da programação de aniversário do município e contará ainda com shows de Realidade

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu