Campanha de vacinação ampliada da Meningocócica C entra na reta final

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Dino Santos/PMD

Diadema alerta que prazo ampliado para público receber a proteção está, em primeiro lugar, terminando. Vacina é fundamental para proteger contra a meningite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema segue ofertando diariamente nas 20 Unidades Básicas de Saúde as vacinas contra a meningite, mas o prazo para que o público ampliado receba a imunização está terminando.

Vale lembrar que, desde o início deste ano, seguindo orientação do Governo Estadual, o imunizante está disponível, em caráter excepcional, para público ampliado (veja lista por idade abaixo) até 28 de fevereiro, ou enquanto durar o estoque municipal.

A vacinação é, em suma, a principal ferramenta de prevenção da doença bacteriana, com as vacinas meningocócicas conjugadas C e ACWY, além dos demais imunobiológicos a ser administrados no primeiro ano de vida, como vacina BCG, Pneumocócica 10 e pentavalente.

Atenção pais e responsáveis

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina Martins, chama a atenção dos pais e responsáveis, por exemplo, para que confiram a caderneta dos filhos e cumpram o calendário de vacinação.

“A meningite pode apresentar formas graves e até levar a óbito. Por isso, recomendamos que os pais e responsáveis cumpram o cronograma de rotina e mantenham as vacinas atualizadas. As baixas coberturas vacinais no território brasileiro das vacinas, de modo geral, têm preocupado os profissionais da saúde e por isso, esse esforço concentrado de vacinar o maior número possível de pessoas para reduzir riscos à saúde das nossas crianças”, diz, em resumo.

Ampliação temporária 

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacina meningocócica C é disponibilizada, da mesma forma, no esquema primário de duas doses, aos três e cinco meses de idade, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses.

Mas, as crianças entre cinco e 10 anos que perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas podem ser vacinadas e vão receber uma dose única para garantir a proteção.

Já os adolescentes de 11 e 12 anos são contemplados, por exemplo, pelo Calendário Nacional de Vacinação com a vacina meningocócica conjugada (ACWY), que protege contra quatro tipos de meningite, disponibilizada em uma dose.

O Ministério da Saúde está ampliando, excepcionalmente, a oferta da vacina meningocócica C para a faixa etária de 15 a 19 anos até junho de 2023. As doses específicas para essa campanha já estão no município. Para esse público, a vacinação será de forma seletiva, ou seja, apenas para jovens não vacinados anteriormente com as vacinas Meningocócica C e ACWY nas idades recomendadas.

O Ministério da Saúde ampliou, temporariamente até fevereiro de 2023, o imunizante para trabalhadores da saúde e jovens com idade entre 10 e 12 anos. Saiba mais aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-amplia-vacinacao-de-meningite-c-para-profissionais-de-saude/.

Para garantir a imunização, basta o usuário procurar sua UBS de referência e apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Já os profissionais de saúde deverão apresentar ainda o documento de classe ou outra documentação que comprove o exercício da profissão com o serviço de saúde. Na Unidade, o profissional da enfermagem fará a conferência da Caderneta de Vacina e a aplicação da vacina vai depender da situação vacinal do munícipe.

A vacina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de atendimento de cada Unidade.

Os endereços das unidades de saúde podem ser consultados, em conclusão, em: https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.

Meningite

A meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

A meningite viral muitas vezes se assemelha a um quadro de gripe e resfriado e atinge principalmente as crianças no seu primeiro ano de vida.

Já a meningite bacteriana é a forma mais grave da doença, pode causar sequelas graves e pode levar o indivíduo a morte.

A vacinação é uma das principais ferramentas de prevenção contra a doença. Outras maneiras de proteção são lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel para evitar disseminação de vírus e bactérias; evitar locais com aglomeração de pessoas; deixar os ambientes ventilados, se possível ensolarados, principalmente salas de aula, locais de trabalho e transporte coletivo; não compartilhar objetos de uso pessoal, alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres.

 

Confira como está a vacinação contra a meningite por faixa etária:

Vacina meningocócica C

Crianças menores de 12 meses:

D1: 3 meses

D2: 5 meses

Reforço: 12 meses

Crianças de 5 a 10 anos (caso não conste doses na caderneta de vacinação)

Dose única

Vacina meningocócica ACWK (conjugada)

Adolescentes:

11 a 12 anos – Dose Única no calendário de rotina

Adolescentes (ampliação temporária com q meningocócica C enquanto durar o estoque municipal ou até 28 de fevereiro de 2023):

13 a 19 anos

Trabalhadores da Saúde (ampliação temporariamente até fevereiro de 2023)

Dose única

 Serviço:

Vacinação contra meningite

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Canhema.

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Casa Grande.

UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Conceição.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado.

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Inamar.

UBS Maria Tereza. Avenida Sinésio Pereira, 27 – Campanário.

UBS Nações. Rua Itália, 249 – Nações.

UBS Nogueira. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Nova Conquista.

UBS Paineiras. Rua Javarí, 635 – Taboão.

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 643 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha. Rua José Romão de Oliveira, 27 – Piraporinha.

UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real.

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid

UBS Ruyce. Rua Barão de Taquarí, 65 – Casa Grande.

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

You may also read!

Lançamento do livro “Prefeitos, Prefeitas e seus Desafios” reúne diversos políticos na Capital

Noite de autógrafos ocorreu na Livraria Drummond, neste dia 20, feriado de Zumbi dos Palmares O consultor e gestor público

Read More...

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto. O mesmo será

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu