Campanha de vacinação ampliada da Meningocócica C entra na reta final

In ABCD, Saúde On
- Updated
Foto: Dino Santos/PMD

Diadema alerta que prazo ampliado para público receber a proteção está, em primeiro lugar, terminando. Vacina é fundamental para proteger contra a meningite

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema segue ofertando diariamente nas 20 Unidades Básicas de Saúde as vacinas contra a meningite, mas o prazo para que o público ampliado receba a imunização está terminando.

Vale lembrar que, desde o início deste ano, seguindo orientação do Governo Estadual, o imunizante está disponível, em caráter excepcional, para público ampliado (veja lista por idade abaixo) até 28 de fevereiro, ou enquanto durar o estoque municipal.

A vacinação é, em suma, a principal ferramenta de prevenção da doença bacteriana, com as vacinas meningocócicas conjugadas C e ACWY, além dos demais imunobiológicos a ser administrados no primeiro ano de vida, como vacina BCG, Pneumocócica 10 e pentavalente.

Atenção pais e responsáveis

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Cristina Martins, chama a atenção dos pais e responsáveis, por exemplo, para que confiram a caderneta dos filhos e cumpram o calendário de vacinação.

“A meningite pode apresentar formas graves e até levar a óbito. Por isso, recomendamos que os pais e responsáveis cumpram o cronograma de rotina e mantenham as vacinas atualizadas. As baixas coberturas vacinais no território brasileiro das vacinas, de modo geral, têm preocupado os profissionais da saúde e por isso, esse esforço concentrado de vacinar o maior número possível de pessoas para reduzir riscos à saúde das nossas crianças”, diz, em resumo.

Ampliação temporária 

Conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI), a vacina meningocócica C é disponibilizada, da mesma forma, no esquema primário de duas doses, aos três e cinco meses de idade, e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses.

Mas, as crianças entre cinco e 10 anos que perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas podem ser vacinadas e vão receber uma dose única para garantir a proteção.

Já os adolescentes de 11 e 12 anos são contemplados, por exemplo, pelo Calendário Nacional de Vacinação com a vacina meningocócica conjugada (ACWY), que protege contra quatro tipos de meningite, disponibilizada em uma dose.

O Ministério da Saúde está ampliando, excepcionalmente, a oferta da vacina meningocócica C para a faixa etária de 15 a 19 anos até junho de 2023. As doses específicas para essa campanha já estão no município. Para esse público, a vacinação será de forma seletiva, ou seja, apenas para jovens não vacinados anteriormente com as vacinas Meningocócica C e ACWY nas idades recomendadas.

O Ministério da Saúde ampliou, temporariamente até fevereiro de 2023, o imunizante para trabalhadores da saúde e jovens com idade entre 10 e 12 anos. Saiba mais aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-amplia-vacinacao-de-meningite-c-para-profissionais-de-saude/.

Para garantir a imunização, basta o usuário procurar sua UBS de referência e apresentar documento com foto e carteira de vacinação. Já os profissionais de saúde deverão apresentar ainda o documento de classe ou outra documentação que comprove o exercício da profissão com o serviço de saúde. Na Unidade, o profissional da enfermagem fará a conferência da Caderneta de Vacina e a aplicação da vacina vai depender da situação vacinal do munícipe.

A vacina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de atendimento de cada Unidade.

Os endereços das unidades de saúde podem ser consultados, em conclusão, em: https://portal.diadema.sp.gov.br/ubs-por-bairro/.

Meningite

A meningocócica é uma infecção bacteriana aguda que pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

A meningite viral muitas vezes se assemelha a um quadro de gripe e resfriado e atinge principalmente as crianças no seu primeiro ano de vida.

Já a meningite bacteriana é a forma mais grave da doença, pode causar sequelas graves e pode levar o indivíduo a morte.

A vacinação é uma das principais ferramentas de prevenção contra a doença. Outras maneiras de proteção são lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel para evitar disseminação de vírus e bactérias; evitar locais com aglomeração de pessoas; deixar os ambientes ventilados, se possível ensolarados, principalmente salas de aula, locais de trabalho e transporte coletivo; não compartilhar objetos de uso pessoal, alimentos, bebidas, pratos, copos e talheres.

 

Confira como está a vacinação contra a meningite por faixa etária:

Vacina meningocócica C

Crianças menores de 12 meses:

D1: 3 meses

D2: 5 meses

Reforço: 12 meses

Crianças de 5 a 10 anos (caso não conste doses na caderneta de vacinação)

Dose única

Vacina meningocócica ACWK (conjugada)

Adolescentes:

11 a 12 anos – Dose Única no calendário de rotina

Adolescentes (ampliação temporária com q meningocócica C enquanto durar o estoque municipal ou até 28 de fevereiro de 2023):

13 a 19 anos

Trabalhadores da Saúde (ampliação temporariamente até fevereiro de 2023)

Dose única

 Serviço:

Vacinação contra meningite

UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Canhema.

UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280 – Casa Grande.

UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.

UBS Conceição. Rua Bororós, 80 – Conceição.

UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado.

UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Inamar.

UBS Maria Tereza. Avenida Sinésio Pereira, 27 – Campanário.

UBS Nações. Rua Itália, 249 – Nações.

UBS Nogueira. Rua Sebastião Fernandes Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Nova Conquista.

UBS Paineiras. Rua Javarí, 635 – Taboão.

UBS Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 643 – Vila Paulina.

UBS Piraporinha. Rua José Romão de Oliveira, 27 – Piraporinha.

UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.

UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real.

UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid

UBS Ruyce. Rua Barão de Taquarí, 65 – Casa Grande.

UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.

UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

You may also read!

Center Castilho abrirá loja em Ribeirão Pires com 23 novas vagas de emprego

Com apoio do Posto Atende Fácil da Prefeitura, empresa realiza processo de seleção de profissionais nesta quarta-feira (14) O Center

Read More...

Municipal de Santo André recebe espetáculo Tom na Fazenda

Assistida por mais de 100 mil pessoas, peça contará com três apresentações na cidade O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence

Read More...

Operação Remove notifica 35 proprietários de veículos ‘abandonados’ nas ruas de São Caetano em 2025

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou janeiro de 2025, em primeiro lugar, com Operação Remove a todo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu