Médicos do ABCD apoiam o movimento e estarão presentes na Av. Paulista, das 10h às 14h, em frente ao Shopping Center 3, orientando a população
As doenças reumáticas acometem mais de 15 milhões de brasileiros, 1 a cada 500 crianças também. A população ainda tem muitas dúvidas do que são estas doenças. Para orientar e conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce, cerca de 50 reumatologistas e profissionais ligados às Sociedades Paulista e Brasileira de Reumatologia estarão neste domingo na Av. Paulista, 2.064, em frente ao Shopping Center 3.
A ação, gratuita e aberta a toda população, terá distribuição de cartilhas e uma intervenção com médicos e atores falando sobre as principais doenças reumáticas como artrite reumatoide, esclerose sistêmica, miosites, síndrome de Sjögren, lúpus eritematoso sistêmico, espondiloartrites, osteoartrite, osteoporose, lombalgia, gota, fibromialgia entre outras.
O alerta também abordará os mitos sobre as doenças reumáticas, como o “reumatismo” sendo uma doença única e que só acomete idosos. “O termo reumatismo, usado popularmente, na verdade se refere a mais de 120 doenças reumáticas”, esclarece a presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Dra. Nafice Araújo, que também estará presente na ação da Av. Paulista, em São Paulo.
A presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia, Dra. Nafice Araújo, lembra que doença reumática é doença de qualquer idade, afeta crianças, adolescentes, adultos e idosos. Mesmo sem cura, muitas das doenças reumáticas podem ser controladas de forma eficaz, com uma intervenção precoce.
As doenças reumáticas afetam o aparelho locomotor, atacando ossos, articulações, cartilagens, músculos, tendões e ligamentos. Em geral, provocam muitas dores, e podem se manifestar em órgãos como olhos, rins, pulmão e coração. As doenças reumáticas representam uma das maiores causas de afastamento do trabalho e também de aposentadorias por invalidez.
Dores nas articulações podem ser sintomas de doenças reumáticas, como artrite e artrose, e devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas de forma adequada por um reumatologista.
A Campanha de Conscientização também conta com a participação da Rede de Apoio aos Pacientes Reumáticos de São Paulo, composta pelo Grupo de Apoio ao Paciente Reumático Brasil, pelo Grupo de Pacientes Reumáticos de São Paulo, pelo Grupo EncontrAR e pela Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Doenças Raras,
Além de São Paulo, as ações, com distribuição de cartilhas, caminhadas, intervenções urbanas, ocorrerão em 9 cidades brasileiras: Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) e Araguaína (TO).
Do ABCD, também partiparão a Dra. Sônia Loduca, professora da disciplina de reumatologia da FMABC; Dr. Abel Pereira Souza Junior, professor titular de Reumatologia da FMABC; e Dra. Ana Clara Ribeiro, assistente em Reumatologia na FMABC.
DADOS:
- Mais de 15 milhões de brasileiros sofrem com doenças reumáticas
- Estima-se que 1 a cada 500 crianças também
- Ao menos 20% da população adulta mundial sofre com dores crônicas e incapacitantes (temporárias ou permanentes) que podem ter origem nas doenças reumáticas
- Dor nas costas é a segunda causa mais comum de consultas médicas gerais, só perdendo para o resfriado comum
- Entre 65% e 80% da população mundial desenvolve dor na coluna em alguma etapa da vida.
- Artrite reumatoide: doença reumática, inflamatória, crônica e progressiva, acomete cerca de dois milhões de brasileiros
- A artrite reumatoide é mais prevalente entre mulheres, na faixa dos 30 aos 55 anos, mas também atinge pessoas de todas as idades, inclusive crianças.