Caminhada neste domingo (18.05) marca atividades do Maio Laranja, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

In ABCD On
- Updated
Caminhada do Maio Laranja terá como destino a região do Paço Municipal. Foto: Jessé Lino/PMM

Atividades simultâneas serão realizadas, em primeiro lugar, reunindo público variado

Neste domingo (18.05), Mauá terá, acima de tudo, uma programação especial voltada ao combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

As atividades terão início, portanto, pela manhã, com um “esquenta” às 9h40, seguido por uma caminhada de conscientização.

Confira, em suma, a programação:

• 9h40 – Abertura com a participação da AMAB, Girafinhas do Basquete e Projeto Manobrando no Parque
Rua Campos Sales, 289 – Vila Bocaina
• 10h – Início da caminhada

Saída da Rua Campos Sales, 289, seguindo pelas vias General Osório, Luís Mariani, Mário Covas Júnior e Barão de Mauá até a passarela. De lá, o trajeto continua pela Vitorino Dell’Antonia até o estacionamento do Paço Municipal, atravessa a ponte e termina no Parque da Juventude.
• 11h – Chegada ao Parque da Juventude

Apresentações e atividades de conscientização:
◦ Instituto Brota Vida (atividade em espaço coberto)
◦ Peça teatral “Turminha Rad e Cal”
◦ Música e dança com o tema “Corpo é perfeito”
◦ Palestra interativa com Graciele Espanha – Proteção à infância
◦ Apresentações: “Não pode tocar, não” e “O toque do sim e o toque do não”
◦ Brincadeira Minuê
• 12h – Atividade lúdica com a Associação Tryade

Ações educativas

Durante todo maio, equipes da Secretaria de Assistência Social realizam, da mesma forma, ações educativas nas escolas de Mauá.

Sempre com o objetivo, em suma, de informar crianças e adolescentes sobre como se proteger e denunciar casos de abuso e exploração.

A maioria das violências ocorre, além disso, dentro de casa, praticada por pessoas do próprio convívio familiar.

A assistente social Jaqueline Brandão e a psicóloga Priscila Kiraly, que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Vila Bocaina, lembram que o 18 de maio foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes por marcar o caso do desaparecimento e assassinato da menina Araceli, de apenas oito anos, em 2000.

“É fundamental se proteger de situações de risco, conversar abertamente com os pais e criar uma rede de apoio com adultos de confiança”, afirma Jaqueline.

Já Priscila ressalta a importância da atenção desde cedo.

“Situações graves como o abuso e a exploração podem comprometer o futuro de uma pessoa, seus relacionamentos, sua carreira e a vida de forma geral. Às vezes, vemos pessoas com 40 ou 50 anos finalmente conseguindo falar sobre abusos na infância – e isso é libertador. Mas nada é mais importante do que a prevenção, e as palestras que estamos realizando são essenciais nesse sentido”, diz, em conclusão.
Denuncie: Disque 100 ou 190.

You may also read!

Cine Theatro Carlos Gomes traz mostra sobre Charles Chaplin

Clássicos da filmografia do gênio do cinema mudo serão exibidos gratuitamente, em primeiro lugar, neste mês, às 19h30, no

Read More...

Solidariedade que aquece: alunos da EME Alcina Dantas Feijão transformam competição em ação social em São Caetano

Gincana solidária com alunos da EME Professora Alcina Dantas Feijão, no Bairro Mauá, resultou, em primeiro lugar, na doação

Read More...

Santo André acelera reformas em Emeiefs durante o recesso escolar

Unidades municipalizadas passam, acima de tudo, por processo de modernização, que está sendo intensificado em julho Julho é compensado de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu