Câmara de Ribeirão Pires realiza audiência pública sobre a LOA 2026

In ABCD On
- Updated
Audiência aconteceu nesta quarta-feira (19.11) na Câmara Municipal de Ribeirão Pires. Foto: Gabriel Moraes (PMETRP)

A Câmara Municipal de Ribeirão Pires promoveu, nesta quarta-feira (19.11), em primeiro lugar, a audiência pública para apresentação e discussão do Projeto de Lei da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026.

A exposição foi conduzida, acima de tudo, pelo secretário de Finanças e Administração, Eduardo Pacheco.

Ele detalhou, por exemplo, a proposta orçamentária elaborada pela Prefeitura para o próximo exercício.

Durante a apresentação, Pacheco explicou as bases legais que estruturam o orçamento municipal.

Ele ressaltou que a LOA 2026 foi construída em conformidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Além disso, com as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, observando o princípio do equilíbrio orçamentário e a nova codificação de receitas e despesas.

O secretário também destacou que o planejamento incorpora diretrizes alinhadas à Agenda 2030, contemplando ações relacionadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acompanhamento

A audiência permitiu que vereadores, representantes da sociedade civil e servidores presentes acompanhassem a composição das receitas e despesas previstas para o próximo ano, que totalizam R$ 607,9 milhões.

O secretário detalhou a distribuição dos investimentos por função de governo.

Apresentou os principais destaques em áreas como Saúde, Educação, Urbanismo, Segurança e Assistência Social.

Pacheco também apresentou uma síntese das sugestões enviadas pela população por meio da Consulta Pública realizada entre 15 e 27 de setembro.

Ao todo, 10 propostas foram recebidas, das quais parte já está em execução pelas secretarias e outra parte integra ações planejadas para 2026.

Isso incluindo melhorias em zeladoria, expansão de projetos educacionais, fortalecimento de políticas voltadas ao idoso e investimentos em infraestrutura.

Ao final da explanação, o secretário reforçou a importância do processo de transparência e participação social que envolve a construção da LOA. “A audiência pública é fundamental para ampliar o diálogo com a Câmara e com a população, garantindo que o planejamento orçamentário reflita as necessidades e prioridades do município”, afirmou, em conclusão.

You may also read!

Troca de ingressos para o Baile Brasilidades começa nesta quinta-feira (25)

Evento acontece em 3 de julho no Centro Técnico de Treinamento (CTT) Vereador João Netto com entrada solidária mediante

Read More...

Com ações da BRK, Mauá se destaca no Ranking do Saneamento Básico 2026

A cidade, que antecipou as metas do Novo Marco do Saneamento, ganha destaque no estudo elaborado pela ABES na

Read More...

Operação Lata Velha: Prefeitura retira das ruas 25 carros abandonados no Jardim Santo André

Secretaria de Mobilidade Urbana intensifica ações para garantir, em primeiro lugar, mais segurança e organização urbana em diferentes regiões

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu