Câmara aprova política de Educação Inclusiva em São Caetano do Sul

In ABCD, Canto do Joca On
Divulgação

A Câmara de São Caetano aprovou na sexta-feira (18.08), em dois turnos, projeto que institui a Política Municipal de Educação Especial a Serviço da Educação Inclusiva.

O projeto, da Prefeitura, foi, em primeiro lugar, aprovado em dois turnos pela Casa, juntamente com mais três matérias de autoria do Executivo municipal.

Segundo a justificativa encaminhada com o projeto de lei, São Caetano atende quase mil estudantes que são público alvo da educação especial.

Em sua redação, a matéria coloca em seu artigo 1º que a política proposta visa “contribuir para a construção de um sistema educacional inclusivo”, além de melhorar a educação especial na cidade e articular ações intersetoriais.

Em sua fala na tribuna, o vereador César Oliva (PSD) destacou alguns pontos do projeto, que a seu ver são avanços para a educação inclusiva, como as crianças com transtornos globais do desenvolvimento serem elegíveis para a Educação Especial, a questão das barreiras que possam existir no aprendizado do público alvo ser um objetivo a ser quebrado e o fato do projeto assegurar auxiliares de primeira infância, cuidadores e estagiários como profissionais de apoio.

“Nós temos agora uma lei municipal que garante os direitos de acessar o currículo acadêmico para as crianças com transtornos e deficiências”, disse Oliva.

Vereador César Oliva

Ecotroca

Também nas sessões extraordinárias foi aprovado, além disso, projeto que cria o Programa Ecotroca no município.

Tem como proposta a troca de materiais recicláveis, e do óleo de cozinha, por alimentos ou produtos de higiene.

Entre as diretrizes da iniciativa está o combate à fome e à miséria, a preservação do meio ambiente e o estímulo à coleta seletiva.

Uma emenda, do vereador Ubiratan Figueiredo (PSD), foi proposta, da mesma forma, ao projeto de lei para incluir ração como uma opção de troca.

Mas, a emenda não foi aprovada, sendo o projeto encaminhado para sanção do Executivo municipal.

You may also read!

Prefeito Taka Yamauchi vai a Brasília buscar recursos para Diadema

O prefeito de Diadema, Taka Yamauchi, estará nessa terça e quarta-feira, 16 e 17 de setembro, em Brasília. Vai buscar

Read More...

R$ 30 milhões do Estado já estão no caixa da Saúde de Diadema

Recurso anunciado pelo governador para custeio das ações e serviços de saúde foi repassado, portanto, nesta segunda-feira ao município Nesta

Read More...

Copa São Bernardo de Natação abre inscrições para disputa de 13 categorias

Crianças, adolescentes e adultos, entre 6 e 25 anos, podem se inscrever em até duas provas; competição dá-se em

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu