BRK é premiada pelo Instituto Trata Brasil por avanços nos serviços de esgoto em Mauá

In ABCD On
Fachada da Estação de Tratamento de Esgoto, em Mauá. Foto: Comunicação/BRK

Cerimônia de premiação ocorreu nesta quinta-feira, dia 10 de novembro, em São Paulo

 

O município de Mauá foi um dos reconhecidos pelos avanços nos serviços de esgotamento sanitário na premiação ‘Casos de Sucesso & Inovação e Tecnologia’, criada pelo Instituto Trata Brasil (ITB), com o objetivo de prestigiar as cidades que estão evoluindo nos indicadores de saneamento e incentivar outras regiões a voltarem seus esforços para a universalização dos serviços básicos.

Para classificar as cidades, o ITB considera os indicadores de saneamento divulgados no Ranking do Saneamento 2022, elaborado pelo próprio instituto, e que faz uma análise dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ano de 2020, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Mauá foi um dos destaques na cerimônia de apresentação, que ocorreu nesta quinta-feira, dia 10, em São Paulo, por apresentar uma evolução significativa nos serviços de esgoto. Em 2011, 4,72% do volume de esgoto gerado no município era tratado e, em 2020, esse indicador apontou 70,94%, uma melhora de 66 pontos percentuais. Já a parcela da população com coleta de esgoto saiu de 83% em 2011 para 92,89% em 2020.

Vale destacar que, no último mês, Mauá alcançou o índice de 89% de tratamento de esgoto, ou seja, uma evolução ainda maior. Com isso, a cidade tornou-se a segunda com o melhor índice de tratamento de esgoto da região do ABC e um dos melhores indicadores da Região Metropolitana de São Paulo.

“É uma conquista muito importante para Mauá. O tratamento de esgoto é uma medida de saneamento básico essencial para a garantia da saúde e da qualidade de vida da população. Por meio deste serviço, são afastados os riscos de contaminações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental (DRSAI) e preservados os rios e mananciais dos municípios. Para a BRK, prestar serviços de saneamento para muito além do básico é o ponto de partida para uma vida mais digna e sustentável. O objetivo da concessionária é levar o benefício do esgoto coletado e tratado para toda a população do município de Mauá”, destaca Thadeu de Oliveira Pinto, diretor da BRK em Mauá.

Na premiação, a BRK também foi destaque em inovação com o Programa de Eficiência Energética. Em 2018, a concessionária definiu uma meta agressiva para, em cinco anos, alcançar 50% de fontes renováveis de energia, partindo do zero. Quatro anos depois, a empresa fechará 2022 com 54%, do total de 300 mil kw, vindo de fontes renováveis.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu