Empresa apoia movimento que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, aderiu à campanha Outubro Rosa e realizou na segunda-feira, 30 de outubro, uma palestra para alertar e conscientizar seus funcionários sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. A palestra fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes da empresa e na ocasião os funcionários foram incentivados a vestir uma peça de roupa na cor rosa para apoiar a iniciativa.
“É importante destacar que o câncer de mama não é uma doença exclusivamente feminina. Apesar de menos comum, ele também atinge os homens, representando cerca de 1% dos casos e é fundamental que todos estejam informados e divulguem as ações de prevenção para suas esposas, filhas e irmãs.”, informa Leandro Nascimento Lionardo, responsável pela área de Saúde Ocupacional da BRK.
Alguns dos fatores de risco do câncer de mama são comportamentais e podem ser modificados ou eliminados por meio de mudanças de estilo de vida.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), aproximadamente 17% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por meio da adoção de hábitos saudáveis como praticar atividade física regularmente, reduzir o consumo de álcool, abandonar o tabagismo, manter uma dieta saudável, ir ao médico regularmente e estar atenta(o) ao próprio corpo.
“O auto-exame é uma das principais recomendações para contribuir com o diagnóstico precoce do câncer de mama. Entretanto, ele não substitui o exame clínico, portanto é fundamental agendar uma ida ao médico para realizar os exames de check-up com frequência”, destaca Leandro.