Braskem lança primeiros grades de EVA com matéria-prima reciclada para o mercado de calçados e materiais esportivos no Brasil

In ABCD, Canto do Joca, Economia On
- Updated
Fotos: Divulgação

Soluções ampliam o portfólio Wenew e reforçam o compromisso da companhia com a economia circular; lançamento faz da empresa pioneira na comercialização de grades de EVA com conteúdo reciclado

Buscando desenvolver cada vez mais soluções inovadoras e sustentáveis que promovam a economia circular na indústria, a Braskem lança, neste mês, em primeiro lugar, duas novas soluções em EVA, produzidas a partir de matéria-prima reciclada.

Os novos compostos integram o portfólio Wenew, ecossistema de circularidade da Braskem.

Destacam-se por ser os primeiros produtos do gênero lançados pela empresa ao mercado, o que consolida, em suma, seu pioneirismo no setor.

Os dois novos grades oferecem benefícios direcionados aos setores calçadista e de materiais esportivos, trazendo novas e mais sustentáveis possibilidades para a indústria.

Eles são produzidos a partir de aparas excedentes da indústria calçadista, o que possibilita o endereçamento desses resíduos de maneira adequada para a confecção de novos produtos.

Além disso, as aplicações dessas duas soluções fazem com que os produtos finais tenham maior resistência mecânica durante os esforços físicos, proporcionando, assim, qualidade, inovação e sustentabilidade.

Tatames para academias

Um dos grades pode ser aplicado em chapas que compõe os tatames para academias, palmilhas de tênis e tapetes para yoga.

Já o outro produto é destinado à injeção na entressola e unissola de calçados.

Essa última solução, além de ser composta por matéria-prima reciclada, contém 30% de resina renovável obtida da cana-de-açúcar (EVA de origem renovável), o que, dependendo da composição final do produto, poderia contribuir para uma solução carbono neutro ou com emissão próxima a zero.

Compromissos de sustentabilidade

Para Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, o lançamento dos novos grades estão alinhados com os compromissos de sustentabilidade da companhia.

“Até 2030, a Braskem tem como meta incluir 1 milhão de toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado em seu portfólio de produtos e pretende evitar que 1,5 milhão de toneladas de resíduos plásticos sejam enviados para incineração, aterros ou descartados no meio ambiente”, explica. “Além disso, as novas soluções vão contribuir também para a jornada ESG de nossos parceiros, uma vez que oferecem oportunidade de desenvolvimento mais sustentável aos clientes, transformadores e brand owners, resultando em uma menor emissão de carbono, quando comparado com as resinas de origem fóssil”, diz Fabiana, em resumo.

Endereçar adequadamente as aparas industriais dos setores calçadista e de materiais esportivos gerando soluções de alta performance no mercado foi um objetivo desafiador.

Novas soluções

Juliani Capra da Silva, Engenheira de Aplicação da Braskem, destaca o desempenho da companhia em poder contribuir para a sustentabilidade nesses dois setores a partir das novas soluções.

“A Braskem vem trabalhando fortemente para impulsionar todos os elos da cadeia rumo à economia circular. Todo esse esforço, somado ao pioneirismo da empresa, nos permitiu desenvolver os primeiros grades de EVA reciclado do Brasil”, declara a executiva. “O que estamos fazendo de diferente e inovador é que conseguimos recolher os resíduos excedentes de EVA que as empresas descartariam e transformá-los em matéria-prima para a fabricação de novos produtos, principalmente calçados, com menos emissão de CO2, lidando com o desafio de endereçar um resíduo difícil de destinar ao caminho adequado”, afirma, em suma.

Importante destacar que ambos os grades possuem as mesmas propriedades técnicas dos produtos de origem fóssil, com o atributo positivo de reinserir resíduos plásticos na cadeia produtiva, evitando que eles cheguem na natureza.

Wenew: Ecossistema de circularidade da Braskem

As iniciativas da Braskem para oferta de soluções de EVA contendo matéria-prima reciclada fazem parte, em primeiro lugar, de Wenew, ecossistema de economia circular da Braskem.

Ele engloba, acima de tudo, desde as soluções circulares (resinas termoplásticas e produtos químicos produzidos pela empresa que possuem conteúdo reciclado em sua composição) até as tecnologias e iniciativas de educação sobre consumo consciente e descarte adequado que apoiam a Braskem em sua jornada em prol da economia circular.

Essas iniciativas, no caso, são representadas, portanto, por Wemove.

O termo variante representa a noção de coletividade que pauta, em conclusão, a forma de pensar e agir da Braskem para promover a economia circular.

You may also read!

Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais de 200 estabelecimentos participantes

Um dos maiores da América Latina, evento reúne empreendimentos do Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais

Read More...

Prefeitura de Santo André define reajuste com aumento de 25% no abono e 12% na cesta básica

Após reuniões com o Sindserv, Administração fechou pauta com ganhos para o funcionalismo A Prefeitura de Santo André definiu nesta

Read More...

Com inauguração oficial neste sábado, Vacimóvel leva imunização por toda São Bernardo

Veículo ofereceu na feira da Vila São Pedro suporte para vacinações em locais mais remotos da cidade Chegar onde a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu