Reconhecimento valoriza a consistência do programa ao longo de nove anos e destaca o impacto do voluntariado corporativo no bem-estar dos integrantes e no fortalecimento das comunidades
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, conquistou o 3º lugar no Prêmio CMVC – Conexões que Inspiram, reconhecimento concedido a empresas que desenvolvem iniciativas relevantes de responsabilidade social e voluntariado corporativo. A premiação reforça a consistência e a força do Programa Global de Voluntariado da Braskem, que há nove anos integra a cultura da companhia e sua atuação em sustentabilidade e responsabilidade social.
A conquista ocorreu na categoria “Saúde socioemocional e bem-estar dos colaboradores voluntários”, evidenciando o papel do voluntariado como parte da agenda de sustentabilidade da empresa, conectada aos três pilares do ESG. O reconhecimento também fortalece o engajamento interno, estimulando a participação dos integrantes, e valorizando a importância das participações.
“Esse reconhecimento é muito importante para nós, especialmente por estarmos ao lado de outras grandes empresas e iniciativas inspiradoras. Ele reforça que estamos no caminho certo, ampliando continuamente o impacto social do nosso Programa de Voluntariado, com inovações, parcerias e iniciativas que geram valor para as pessoas e para as comunidades”, destaca Flávia Fuini Miyazaki, da equipe de Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social da Braskem.
O Programa Global de Voluntariado da Braskem está ativo atualmente no Brasil, México, Estados Unidos, Holanda e Alemanha e é estruturado em três grandes frentes: Gincana de Voluntariado, Mutirões e Mentoria Voluntária. A consistência do programa ao longo dos seus nove anos demonstra que o voluntariado faz parte da cultura da companhia e é um dos seus pontos fortes como empresa que cuida das pessoas, dentro e fora da organização.
Na Gincana de Voluntariado, os integrantes se organizam em grupos, escolhem as organizações sociais e as causas que desejam apoiar e realizam as ações de forma autônoma, atuando em frentes como estrutura física, comunicação, planejamento e processos. As equipes competem entre si e, ao final, as instituições das equipes que se destacam nos critérios estabelecidos em regulamento recebem uma doação da Braskem como forma de premiação. Um dos diferenciais do programa é justamente a liberdade de escolha e o protagonismo dos integrantes, que definem as causas com as quais mais se identificam.
“Entendemos que a consistência do programa ao longo dos seus nove anos mostra que o voluntariado já faz parte da cultura da Braskem. A Gincana é um diferencial importante, pois permite que os integrantes escolham as causas que fazem mais sentido para eles e atuem com autonomia total na organização das ações, reforçando o cuidado com as pessoas e o impacto social gerado”, ressalta Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.
Os Mutirões de Voluntariado são organizados localmente em cada país, de acordo com as necessidades das regiões, e incluem ações como doações de sangue, mutirões de limpeza, plantio de mudas, revitalização de espaços públicos ou escolas, campanhas de Dia das Crianças, entre outras iniciativas. Os próprios integrantes podem sugerir ações ao longo do ano. Um dos mutirões é a WeCARE, semana global de mobilização com ações, atividades e palestras relacionadas à Economia Circular e às Mudanças Climáticas.
A Mentoria Voluntária tem como objetivo gerar impacto social positivo na vida de jovens estudantes brasileiros, com idades entre 18 e 26 anos, ao mesmo tempo em que oferece aos colaboradores uma oportunidade de desenvolvimento e aplicação de habilidades na prática. Em 2025, o programa realizou sua segunda edição, conectando 25 integrantes voluntários a 25 jovens estudantes, com trocas sobre vida, carreira, preparação para o mercado de trabalho e desenvolvimento de soft skills.
Em 2025, até o mês de novembro, o Programa Global de Voluntariado da Braskem contou com a participação de 1.447 integrantes e 1.015 convidados externos, considerando todas as localidades onde o programa está presente. As ações são acompanhadas por indicadores como o número de pessoas diretamente beneficiadas, entre outros, de acordo com o perfil de cada iniciativa.
O voluntariado corporativo também atua como ferramenta de fortalecimento dos vínculos com as comunidades do entorno. As organizações sociais apoiadas estão localizadas, prioritariamente, nos territórios onde a Braskem possui operações ou escritórios, ampliando o impacto social já realizado por meio do investimento social privado da companhia. Os integrantes têm a oportunidade de conhecer de perto as realidades locais e os projetos que contribuem para o desenvolvimento social desses territórios.
O reconhecimento do Prêmio CMVC simboliza o esforço coletivo de todos os integrantes e convidados que se dedicaram, cada um à sua maneira, às causas socioambientais apoiadas ao longo do ano. Para a Braskem, a conquista reforça que o voluntariado corporativo é forte e longevo porque é feito por pessoas que acreditam na transformação social e que, quando se unem em torno de um propósito comum, geram impactos relevantes.
Para 2026, a companhia seguirá oferecendo oportunidades diversas para que os integrantes se engajem em causas sociais, seja por meio da gincana, dos mutirões, da mentoria voluntária ou da participação em projetos sociais apoiados pela Braskem, reforçando seu compromisso com a transformação social e o desenvolvimento local.
