Brasil tem 2,5 milhões de crianças fora das creches, aponta levantamento

In Canto do Joca On
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Pedagoga e especialista em educação infantil, Fernanda King afirma que a alfabetização deve começar desde cedo para garantir o pleno desenvolvimento infantil

O Brasil tem 2,5 milhões de crianças de até 3 anos de idade fora das creches, segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) a partir de informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

De acordo com o estudo, produzido com dados de 2022 e divulgado este mês, apenas 30% das crianças dessa faixa etária estão matriculadas na educação infantil.

A meta do Plano Nacional de Educação (PNE), do Ministério da Educação, é de que até o próximo ano 50% delas estejam frequentando escolas.

A pedagoga e especialista em educação infantil, Fernanda King, diretora do Petit Kids Cultural Center, afirma que restringir o acesso das crianças pequenas a uma educação de qualidade é um retrocesso social e traz consequências que não podem ser revertidas.

Fernanda King/Divulgação

Segundo ela, a alfabetização deve começar desde cedo para garantir o pleno desenvolvimento infantil.

“Muitos pais deixam a educação infantil de lado na primeira infância e ela é fundamental para criar toda a base de conhecimento. É preciso levar em consideração o desenvolvimento da criança e não a conveniência ou vontade dos pais”, afirma.

Fernanda defende que o incentivo à leitura começa junto com a fala. “Com 1 ano a criança precisa conhecer livros, ouvir as histórias desses livros, ver figuras para que tenha vontade de aprender a ler”, comenta.

A educadora explica que a educação antes dos 3 anos não é um recurso para as mães que trabalham, mas uma necessidade das crianças.

“Não dá para querer que criança simplesmente entre na escola aos 6 anos e aprenda a ler e escrever. Há todo um processo de desenvolvimento da educação”, alega.

A educadora reconhece que ainda há tabus sobre bebês frequentarem escolas, mas defende que a educação nessa fase é fundamental para o desenvolvimento integral da criança, o avanço na formação escolar nos anos seguintes e a profissionalização. Estudos mostram que a evolução do cérebro humano acontece muito rapidamente nos três primeiros anos de vida, com 1 milhão de novas conexões entre neurônios por segundo, e que 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos. Portanto, esse é o período em que o cérebro mais precisa de estímulos.

Segundo Fernanda, as crianças corretamente estimuladas desde muito cedo têm mais facilidade com o aprendizado. O estudo Impacto do Desenvolvimento na Primeira Infância sobre a Aprendizagem, do Núcleo Ciência Pela Infância, aponta que o desenvolvimento integral na primeira infância é crucial porque experiências ocorridas nessa fase influenciam desde a saúde até o bem-estar social, emocional e cognitivo durante toda a vida. Indivíduos com maior escolaridade tendem a viver mais, com melhores condições de saúde, atingirem melhores níveis socioeconômicos e de qualidade de vida, além de se envolverem menos em episódios de crimes e violência, conforme o estudo.

“A primeiríssima infância é a idade de ouro da pessoa, a fase mais importante do desenvolvimento humano”, afirma a educadora. Ela defende que nessa fase, além do processo de alfabetização, o aprendizado é marcado por afeto, estímulos e boa alimentação. Fernanda aponta que a educação na primeiríssima infância deve ser baseada em seis marcos: olhar, falar, interagir, movimentar, ler e alimentar. “A educação nessa fase é transformadora”, garante.

Sobre Fernanda King

Pedagoga com pós graduação em Desenvolvimento Infantil, tendo formação especializada em educação infantil em Reggio Emília (Itália) e na Argentina é diretora e fundadora da Petit Kids. Apesar de ter começado sua carreira como publicitária, profissão que trouxe essa carioca para São Paulo, a maternidade a fez mudar de profissão. Abriu sua própria escola em fevereiro de 2015 com o propósito de educar sua filha de forma mais humanizada. Daí passou a estudar a nova área, se tornando além de mantenedora escolar, uma diretora engajada na busca de uma forma de educar afetiva e acolhedora.

Sobre a Petit Kids Cultural Center

Espaço plural, que promove educação com um olhar carinhoso para a primeira infância, fase mais importante da vida das crianças, baseado no acolhimento das famílias, no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, valores humanos, capacidades intelectuais e motoras da criança, respeitando características individuais. Espaço educativo no qual as mães dos bebês podem amamentar, as coordenadoras e professoras conhecem a rotina da criança em cada detalhe. Espaço inovador, com estrutura moderna, pedagogia avançada, aulas bilíngues, de robótica e educação financeira, entre outras. Oferece o equilíbrio necessário entre o afeto necessário na Educação Infantil e a prática progressista do conhecimento. Agrega atividades extracurriculares como o ensino da língua inglesa, capoeira, arte, música, culinária, contação de histórias, atividades psicomotoras, artes marciais, dança, entre outras. Incentiva o respeito às diferenças, o entendimento da neurodiversidade e aspectos que promovem uma educação realmente inclusiva. Tem o excelente custo-benefício, sem taxas extras e com flexibilidade de atendimento.

Instagram: @escolapetitkids

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