Brasil bate recorde de consumo de vinho em ano de pandemia

In Canto do Joca, Gastronomia On
- Updated

Pesquisa revela aumento histórico de mais de 30% no consumo de vinho

O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como neste ano de pandemia.

Em média, em primeiro lugar, foram consumidos 2,78 litros de vinho per capita, o que representa aumento de mais de 30%.

É o que releva, em suma, estudo da plataforma CupomValido.com.br, que reuniu dados do Statista, Euromonitor e Nielsen sobre o consumo de vinho no Brasil e no mundo.

O consumo total foi de 501 milhões de litros (contra 383 milhões no ano anterior), valor nunca atingido na história.

Ao considerar todos os países da América Latina, o Brasil ficou, acima de tudo, só atrás da Argentina.

Do total de 83 milhões de consumidores de vinho no Brasil, 46% tomam vinho pelo menos uma vez por semana, e 53% pelo menos uma vez por mês.

Vinhos preferidos pelos brasileiros

vinho tinto é o preferido dos brasileiros, com 55% da preferência. O vinho branco fica em segundo lugar, com 25%. E, por fim, o vinho do tipo rosé está em terceiro lugar de preferência nacional, com 20% do total.

No caso vinho tinto, o tipo preferido dos brasileiros, além disso, são os da uva Malbec, originária da França, mas com forte produção na Argentina, e com quase 59% do plantio mundial. Em sequência seguem os tipos Cabernet Sauvignon e Merlot, respectivamente.

Para os vinhos brancos, a primeira opção é a do tipo Chardonnay, mais conhecida como a “Rainha das uvas brancas”. As Sauvignon Blanc e Moscato seguem na segunda e terceira posição, respectivamente.                                                 

Aproximadamente 59% dos consumidores de vinhos no País têm mais de 35 anos. Além disso, 30% dos consumidores utilizam os canais digitais como portais ou lojas online para comprar vinhos.

Os brasileiros também podem, da mesma forma, ser considerados consumidores abertos à novas experiências, já que mais de 70% estão dispostos a provar novos tipos vinhos, não ficando preso só a uma marca ou subtipo de uva.

Vinhos nacionais versus importados

Segundo a pesquisa, no Brasil, 69% do total de vinho consumido é nacional, contra 31% importado. A alta do dólar foi, portanto, um dos principais contribuidores para a queda no consumo de vinhos importados em comparação com o ano anterior.

Mais de 42% de todos os vinhos importados são provenientes do Chile. Seguido por vinhos importados da Argentina e Portugal, com 16% e 15%, respectivamente.

O estado brasileiro que mais importou vinho foi Santa Catarina, com 30% da importação total. Seguindo por São Paulo em segundo, e Espírito Santo em terceiro.

Cenário mundial do consumo de vinho

O vinho mais vendido do mundo é o da marca Barefoot dos Estados Unidos. O segundo mais vendido é a Concha y Tore do Chile. E o Gallo, também dos Estados Unidos, segue em terceira posição.

Os Estados Unidos são país que mais consome vinho do mundo. No total são, portanto, mais de 33 milhões de hectolitros por ano, ou 13% do consumo mundial. A França e Itália seguem em segunda e terceira posição, respectivamente.

Levando em consideração o consumo per capita, a ordem muda, e a França segue na liderança, em conclusão, seguido por Portugal na segunda posição.

Fonte: Abras, Euromonitor, Cupom Válido, Ideal, Nielsen, Statista

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu