Barraca de orgânicos na Feira Noturna de Diadema

In ABCD, Economia On
- Updated
Barraca de Orgânicos da Feira Noturna da Praça da Moça, Foto: Dino Santos/PMD

Venda já acontece, produtos vêm do Vale do Ribeira e são cultivados por famílias quilombolas

A Feira Noturna da Praça da Moça começou a oferecer, regularmente, produtos sem agrotóxicos.

Todas as quintas-feiras uma barraca da Cooperativa dos Agricultores Quilombolas do Vale do Ribeira (Cooperquivale) traz alimentos da agricultura familiar para ser comercializados na única feira que funciona à noite no município.

São frutas, legumes, verduras e grãos plantados sem aditivos químicos e, portanto, alimentos saudáveis que ajudam manter a saúde.

Tem, além disso, os produtos artesanais – doces, farinha de mandioca, mel, bananas chips e geleias, entre outros – feitos por famílias da região.

O secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, explica sobre a importância da venda dos produtos no ponto de economia.

“Nos conversarmos com os agricultores, fizemos uma experiência de venda no local, e os agricultores viram ser possível a comercialização. Essa articulação entre o campo e cidade é muito importante, porque, além de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, ela gera trabalho e renda aos produtores e ainda estimula a alimentação saudável”, diz.

Para Mariana Baptista Giroto, consumidora de orgânicos há mais de 10 anos, a venda dos produtos na feira da Praça da Moça é uma forma de democratizar o acesso e o consumo.

“Eu trabalho em Diadema e, quando soube da venda, fui à feira noturna fazer uma compra e gostei muito. O preço é ótimo, bem mais em conta que dos supermercados e, além disso, por ser naturais, as frutas, verduras e legumes têm mais durabilidade”, declarou.

Outro aspecto positivo ressaltado por Mariana é que por ser cultivados sem agrotóxicos os orgânicos previnem doenças.

“Depois que passei a consumi-los fiquei menos gripada”, revelou, da mesma forma.   

Estacionamento

A produção dos agricultores quilombolas também é comercializada no estacionamento da Central de Atendimento – Rua Marechal Floriano,289, Centro.

Toda quinta-feira, das 11h às 14h, a barraca da Cooperquivale oferece no local, em conclusão, produtos orgânicos e agroecológicos.

Venda de Orgânico no estaciomamento da Central de Atendimento. Foto: Igor Andrade/PMD

You may also read!

Após turnê nacional, Rita Lee, Uma Autobiografia Musical, retorna ao Teatro Porto a partir de 18 de abril

Com Mel Lisboa, vencedora dos prêmios Shell e Fita, espetáculo dirigido por Marcio Macena e Débora Dubois retoma temporada

Read More...

Tom Cavalcante no Municipal de Mauá nesta sexta (20.02)

Chico da Tiana também será atração, da mesma forma, na próxima semana; ingressos já estão à venda Quem estiver com

Read More...

Atrium Shopping realiza campanha de adoção de pets

Animais resgatados estarão disponíveis para ganhar um novo lar em ação especial, portanto, neste domingo, 22 de fevereiro O Atrium

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu