O avanço dos indicadores de saneamento foi possível após a BRK realizar investimentos para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade
A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, destaca que em 2023, a cidade teve avanços significativos nos serviços de saneamento, com 89% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo. O percentual de 93% da coleta do efluente também é um índice expressivo na região.
Como forma de reconhecer esse avanço, em agosto deste ano, Mauá foi homenageada e premiada pela segunda vez pelo Instituto Trata Brasil na sétima edição do prêmio “Casos de Sucesso & ESG”, e a cidade recebeu o troféu na categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”.
A primeira premiação do município ocorreu em novembro de 2022, quando Mauá foi reconhecida pelos avanços nos serviços de esgotamento sanitário na sexta edição do prêmio, com o objetivo de prestigiar quem apresenta evolução nos indicadores de saneamento e incentivar outras regiões a voltarem seus esforços para a universalização dos serviços básicos.
É importante lembrar que o município acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê e a sua nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto anteriormente nela lançado. Os córregos Taboão e Itrapoã que cortam os bairros Jardim Adelina, Itapeva, Jardim Camila, Primavera, Jardim Luzitano e Vila João Ramalho, no Parque São Vicente, além do Córrego Bocaína que percorre os bairros da Vila Bocaína, Vila Guarani e Jardim Itapark, também já apresentam melhorias na qualidade das águas que correm por seus leitos.
O avanço dos indicadores de saneamento foi possível após a BRK realizar investimentos, que já ultrapassam R$ 260 milhões para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade, possibilitando uma importante evolução no processo de despoluição dos córregos e cursos d´água que cortam o município.
Os investimentos realizados em Mauá elevaram de 77% para 93% o índice de coleta e afastamento de esgoto, além de passar de 0 para 89% o índice de tratamento de esgoto, permitindo a construção de seis estações de bombeamento na cidade, a implantação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a extensão de mais 615 quilômetros de redes de esgoto, além de obras para interligação dessas redes coletoras de todas as sub-bacias que margeiam os principais córregos do município.
“Há vinte anos, o nosso tratamento de esgoto (na cidade) era zero. De 2015 para cá, avançamos com uma cobertura de 89% e para a BRK as ações e investimentos são contínuos. Nosso propósito é transformar a vida das pessoas levando saneamento para além do básico – isso inclui não só elevar os indicadores, mas proporcionar à população bem-estar e qualidade de vida”, destaca Bruno Gravatá, líder de operações da empresa.
Canais de Atendimento digital e facilidades para pagamento das faturas:
Em 2023, a concessionária ampliou os canais digitais de atendimento para que seus clientes acessem os serviços prestados pela BRK com autonomia e flexibilidade, sem a necessidade de sair de casa. A empresa oferece atendimento por meio do telefone gratuito 0800 771 0001, que funciona 24h, pelo WhatsApp, pelo número (11) 99988-0001, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h. e também pela agência virtual www.minhabrk.com.br/
Por estes canais, é possível solicitar uma série de serviços sem se deslocar até a loja de atendimento. No total, 11 solicitações diferentes podem ser feitas por meio dos canais digitais.
A emissão de 2ª via e a consulta de débitos estão entre os serviços mais procurados pelos clientes e ambos podem ser realizados rapidamente por telefone ou pelos canais digitais.
Confira a lista de todos os serviços que podem ser solicitados pelos canais digitais da BRK:
- 2ª via de conta
2. Contas pagas
3. Contas por e-mail
4. Histórico de consumo
5. Onde pagar sua conta
6. Débito automático
7. Estrutura tarifária
8. Tabela de Serviços
9. Leitura Fácil
10. Visualizar dados cadastrais
11. Notificar problema
A BRK também passou a contar com novas opções para o pagamento das faturas de água e esgoto, por meio do PIX, do débito automático em conta e do parcelamento no cartão de crédito.
As modalidades permitem que os clientes escolham a melhor opção de pagamento, garantindo que a quitação seja feita de maneira segura, sem o risco de esquecer a data do vencimento ou a necessidade de sair de casa.
“Buscamos tecnologia e alternativas modernas para proporcionar aos nossos clientes mais conforto, autonomia, comodidade e segurança”, informa Bruno.
Informações sobre os serviços prestados pela empresa também podem ser obtidas pelo site www.brkambiental.com.br/maua ou nos perfis da BRK nas redes sociais.
Programa Portas Abertas
A BRK realiza visitas monitoradas e virtuais, por meio do programa Portas Abertas, na Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Mauá..
A iniciativa é voltada para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que estão interessados em conhecer as instalações da companhia no município.
As visitas podem ser agendadas por qualquer pessoa, entidade ou instituição de ensino que tiver interesse, basta enviar um e-mail para comunicacao_maua@brkambiental.com.br.