Auxílio psicológico é importante durante tratamento de reprodução assistida

In Saúde On

Ser mãe é o grande sonho de muitas mulheres. Algumas delas, no entanto, podem encontrar obstáculos entre as etapas para que esse objetivo seja conquistado, como a infertilidade. Nesses casos, um acompanhamento psicológico é fundamental para passar por esse período com mais tranquilidade e equilíbrio.

Neste momento, conforme destaca a psicóloga da Clínica Origen, Daniella Braga, o atendimento psicológico com uma escuta qualificada é fundamental. “Essa escuta profissional vai propiciar ao paciente liberdade para expressar seus medos, angústias, frustrações, e expectativas, sentimentos estes muitas vezes não compartilhados em nenhum outro ambiente. É uma maneira de aliviar esse turbilhão de emoção durante o tratamento”, comenta a psicóloga.

Ela destaca que o planejamento de uma gravidez envolve muita expectativa em torno do sucesso a cada tentativa, o que pode acabar gerando sentimentos negativos, como ansiedade, medo e frustração.

Comunicação entre o casal

O acompanhamento psicológico é importante não somente para quem vai gestar a criança, mas também para o (a) parceiro (a) que participa de todo o processo e também pode sofrer as mesmas variações emocionais.

É comum a vivência do estresse pelos casais durante o processo de tratamento de fertilização. No geral, o casal sofre junto todo esse processo. Mas a mulher, como comenta Daniella, com toda a carga hormonal e por ser quem vai passar pelo tratamento tem um sofrimento maior, exigindo uma maior disponibilidade física e psíquica.

Com o acompanhamento psicológico, o casal recebe auxílio para compreender e lidar com os sentimentos vividos pelo outro. “Os medos presentes durante as tentativas de gravidez devem ser enfrentados. A infertilidade é uma condição comum, atualmente, e deve ser tratada”, ressalta a psicóloga.

O atendimento psicológico na Origen, como explica a psicóloga, é realizado tanto com o casal quanto com o paciente individualmente. “Buscamos auxiliar os pacientes a lidar com os sentimentos vivenciados no durante o tratamento. Procuramos entender qual o lugar que o filho vai ocupar no desejo de cada um, respeitando sempre a singularidade de cada paciente”, comenta Daniella.

You may also read!

 Prefeitura de São Caetano agrega informações históricas em placas de ruas por meio de QR Codes

Muitos moradores de São Caetano devem conhecer a Rua Henrique Dias, pacata via residencial situada no Bairro Fundação, a

Read More...

Entidades sociais de São Bernardo recebem 1 tonelada de hortifrútis do Banco de Alimentos Municipal

A partir de doações feitas pelo Programa de Aquisição Alimentar, Prefeitura reforça, em primeiro lugar, distribuição de mantimentos com

Read More...

PAC Periferia Viva, do Governo Federal e Prefeitura de Mauá, para mudar a vida no Chafick-Macuco, no Zaíra

A localidade reúne, em primeiro lugar, cerca de três mil famílias e é a quarta maior favela do estado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu