Como concluímos em tempo recorde a implantação de uma plataforma de integração de processos de logística de cargas no Brasil
Um dos grandes desafios da logística de cargas em todo o mundo é a falta de automação dos processos. Muitas ações são feitas por e-mail, o que dificulta e atrasa a liberação e transporte de cargas.
Recentemente, a eProfessional TI foi convidada pela Maersk, uma das maiores empresas de movimentação de cargas do mundo, a implantar um sistema para promover a integração dos terminais de cargas, transportadoras e armadores no Brasil. Anteriormente, a Maersk enfrentava uma série de gargalos no processo de liberação de contêineres, o que resultava em dificuldades na operação.
A eProfessional TI foi selecionada para desenvolver um projeto que funcionasse como uma ponte entre os sistemas da Maersk, as transportadoras e os terminais de carga. Trata-se de um projeto de alta complexidade na identificação dos processos, implementação das regras de negócio e integrações entre softwares. Sendo assim, a plataforma da eProfessional TI atua como um sistema de reservas integrada ao sistema de booking da Maersk. Quando um exportador contrata o transporte de seus produtos, ele precisa acessar o portal do armador e fazer o booking e reservar o uso dos contêineres vazios para armazenar e transportar sua carga para um porto e navio escalado.
A partir do momento da definição da data do embarque, o sistema informa a escala dos navios naquele determinado período. No momento em que o embarque é definido, começa o processo de integração dos agentes envolvidos.
Com o booking do cliente, a transportadora poderá acessar o portal web e em seguida realizar o agendamento para retirada do contêiner vazio no terminal de cargas. A transportadora é acionada para fazer a retirada do contêiner e, a partir desse agendamento, o exportador tem um determinado tempo para carregar o contêiner, providenciar toda documentação junto aos órgãos envolvidos e enviar para o porto. Anteriormente, quando o processo não era integrado e automatizado, gastava-se pelo menos dois dias só na documentação desses processos. Hoje isso é feito em real time, após o exportador fechar com a Maersk, gerando-se um booking; a transportadora recebe a informação no mesmo dia e acessa o portal web para o processo da retirada do contêiner vazio.
Hoje, com tudo informatizado e integrado, a transportadora recebe um documento eletrônico contendo a autorização da retirada do contêiner vazio. Este documento contempla as seguintes informações: número do documento/ticket em forma de código de barras, número do booking, tipo do contêiner, exportador, navio, viagem, temperatura, classificação de carga e também o documento do motorista, a placa do veículo que deverá se apresentar ao terminal designado pelo portal web para a devida retirada do contêiner vazio.
O sistema já tem o contêiner designado para o transporte, bastando apenas acoplá-lo à carroceria e liberá-lo para o carregamento para a planta do exportador.
Estes mesmos dados também estão disponíveis para o exportador quando receber o caminhão para o carregamento e igualmente no porto quando for feita a colocação do contêiner no navio.
Após um ano da implantação, a integração entre plataformas, a confiabilidade e fidedignidade nas informações, a redução do tempo no agendamento da solicitação e a segurança dos terminais de carga na retirada do container, fizeram deste projeto um case de sucesso.
*José Lino Dos Anjos Junior é supervisor de Equipamentos da Maersk Line no Brasil.
Sobre a eProfessional
A empresa tem como objetivo sempre ser a melhor alternativa em controle de processos e também em automação. Nossa busca está na continuidade das soluções implementadas, minimizando riscos e custos para o cliente. Os profissionais da eProfessional TI têm mais de 19 anos em desenvolvimento de sistemas ligados à logística de comércio exterior, possuem total conhecimento das necessidades dos terminais portuários, depósitos de containers e recintos alfandegados. Para mais informações, acesse www.eprofessionalti.com pelo Instagram @eprofessionalti ou LinkedIn eprofessionalti