Técnicos e jogadores de base do vôlei masculino foram condecorados por resultados obtidos no ano passado
Em sessão solene realizada na noite de ontem (13/4), na Câmara Municipal de Diadema, atletas e dirigentes das equipes de base do vôlei masculino do Programa Rendimento Esportivo, da Secretaria de Esporte e Lazer, foram agraciados com a medalha legislativa do mérito esportivo pelo bom desempenho no ano de 2021.
A entrega das medalhas foi viabilizada pelo Decreto Legislativo 007/2022, de autoria do vereador Orlando Vitoriano, que também presidiu a sessão. A aprovação do decreto teve a concordância de todos os vereadores e os homenageados foram os atletas dos times Sub 21, 19 e 17.
Ao receber as medalhas, muitos dos esportistas as recebiam dos próprios pais que compareceram ao evento. A sessão também foi prestigiada por secretários municipais, vereadores, por Jandyra Uehara, da CUT Nacional, e representantes do Centro Educacional Nova Ideal Diadema e UniSantana, parceiros na formação das equipes.
Bons resultados – O ano de 2021 foi muito profícuo para os atletas do Programa Rendimento Esportivo. Com a reestruturação do programa e a vinda da nova coordenação à frente da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, várias equipes puderam retornar a campeonatos fora das cercanias de Diadema. “No ano de 2020 tínhamos três equipes representativas. Em 2022 contamos com 23, em diferentes modalidades”, afirmou o diretor de esporte da Prefeitura, José Alexandre Pena Devesa.
O bom desempenho trouxe melhores classificações para as equipes e a modalidade vôlei masculino, no ano passado, obteve resultados importantes. Os atletas do Sub 21 participaram da Superliga C e as categorias Sub 17 e Sub 19 tornaram-se vice-campeãs no torneio da Federação Paulista de Voleibol. O Sub 17 ficou com o segundo lugar da Série Prata e a equipe Sub 19 da Série Ouro. Outro feito foi do time masculino de basquete adulto que sagrou-se campeão, da Série Prata, do campeonato da Liga Paulista.
Esforço coletivo – Na fala da secretária de Esporte e Lazer de Diadema, Luciana Avelino, ela agradeceu a todos os envolvidos no projeto e disse que a questão esportiva é algo que faz parte do plano de governo da atual gestão. “Hoje estamos recebendo esse horaria e isso nos incentiva a buscar melhores condições para acolher os atletas, ter espaços mais adequados para os treinos e criar mais políticas públicas para que outras modalidades sejam praticadas”. E complementou: “mesmo com a pandemia, nossos atletas conseguiram representar Diadema e trazer esses resultados históricos, obtidos graças ao esforço coletivo das equipes, dos técnicos, de funcionários da nossa secretaria e dos parceiros envolvidos”, disse.
Homenagens – Ainda durante a sessão solene foi homenageada a professora Cristina Emy Shintani, que além de supervisora das equipes de vôlei masculina, trabalha há mais de 25 anos na Secretaria de Esporte e Lazer de Diadema. Formada em educação física pela USP, Shintani já representou Diadema como atleta e, atualmente, treina a equipe de vôlei Sub 15 da cidade. “Quero agradecer a homenagem e dizer que minha carreira profissional se funde com a vida dessa cidade. Nasci aqui e como atleta de vôlei comecei minha formação pela Programa Escola de Esportes da Prefeitura. Penso que o esporte não é só competição. É também ferramenta de cidadania, de convívio e de educação”, disse.
Também receberam homenagens os técnicos das equipes Sub 21, 19 e 17, Paulo Roberto Marcelino (o Telha), Eder Sousa e Kleber Gonçalves.