O Brasil foi campeão do 54º Campeonato Sul-Americano Adulto de Atletismo, em Mar del Plata (Argentina), entre sexta-feira e domingo (25 a 27.04).
Um dos destaques do título brasileiro foi, em primeiro lugar, a atleta Jucilene Sales de Lima, do IEMA (Instituto Elisângela Maria Adriano), de São Caetano,
Além de conquistar a medalha de ouro no Lançamento de Dardo (62,32m), ela bateu, da mesma forma, o recorde da competição.
Jucilene, paraibana de 34 anos, superou, acima de tudo, o recorde da competição, que era da colombiana Flor Denis Ruiz, com 61,91m (2017). O resultado fez com que a atleta de São Caetano assumisse o 10º posto no ranking mundial, ao somar pontos importantes na briga pela classificação para o Mundial de Tóquio, em setembro. Além do recorde de Mar de Plata, Jucilene também detém o recorde brasileiro (62,82 m) desde 2014.
“Só Deus sabe o que passei nos últimos dias para estar aqui no Sul-Americano e tudo deu certo. Queria fazer um agradecimento especial ao meu treinador, João Paulo (Alves dos Santos, seu técnico em São Caetano), e ao Elói (de Oliveira, fisioterapeuta), que me ajudaram muito nos últimos dias para estar 100% recuperada. Estou muito contente pelo resultado”, disse Jucilene ao site da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), ao final da sua competição.
Soberano
O Brasil confirmou, portanto, seu favoritismo e manteve a hegemonia de títulos continentais, com 52 medalhas.
Foram 20 de ouro, 19 de prata e 13 de bronze, com 477 pontos (239 no masculino e 238 no feminino).
A Colômbia ficou com o vice-campeonato (184 pontos) e o Chile na terceira posição (146 pontos).
O Sul-Americano garantiu, em conclusão, pontos para o principal campeonato da temporada, o Mundial de Tóquio, entre 13 e 21 de setembro.