Ateliês qualificam aulas de arte na educação infantil em Diadema

In ABCD, Educação On
Fotos: Igor Andrade Cotrim/PMD

Espaços foram criados ou adaptados, em primeiro lugar, com recursos do Programa Escola Bem Cuidada, e já existem em 21 das 29 escolas da rede direta

Escolas de educação infantil da rede direta de Diadema estão criando, com recursos do Programa Escola Bem Cuidada, ateliês educativos.

Os mesmos qualificam as aulas de arte para os estudantes.

Otimizando espaços, as equipes diretoras vêm implementando, acima de tudo, as instalações.

Elas já estão, portanto, entre os locais mais queridos das unidades escolares.

Na Emeb Cecília Meireles, na Vila Dirce, uma antiga sala de professores foi dividida, por exemplo, em dois espaços.

Deu lugar à brinquedoteca e ao ateliê educativo de artes.

Os cavaletes de pintura, antes armazenados em um depósito, agora estão, da mesma forma, dispostos e sempre prontos para receber novas obras dos pequenos artistas.

A bancada, na altura que as crianças alcançam, está preparada para receber os materiais que também foram organizados no mesmo espaço.

“As professoras podem deixar a sala pronta antes de as crianças entrarem, podem também planejar melhor as atividades, já que a sala é reservada previamente”, explicaram a diretora Soraia Granjeiro Rufino e a vice-diretora Daniela Bortola.

Lugar de referência

“Virou um lugar de referência para as crianças. Elas sabem que a aula naquele espaço é o momento delas se expressarem, de pintar. A gente nota também que um dos lugares da escola que os alunos de inclusão mais gostam”, afirmou Soraia.

“Do ponto de vista pedagógico, facilita o planejamento, a sequência no trabalho e a liberdade para as crianças que sabem que ali tudo bem se sujar de tinta, é um espaço pensado para isso”, completou.

A professora Cristina Monteiro listou as vantagens de ter um local adequado para as aulas de arte.

“Temos todos os materiais à mão, o espaço dá muita liberdade para os estudantes e com certeza todo o potencial artístico delas é melhor explorado nessas condições”, pontuou. “É um lugar que qualifica nosso trabalho”, concluiu.

Das 29 escolas de educação infantil da rede direta da Secretaria de Educação de Diadema, 21 já contam com os ateliês educativos de arte.

Já providenciaram materiais específicos e/ou realizaram reformas nos seus ambientes, sempre com recursos do Programa Escola Bem Cuidada.

O programa já repassou mais de R$ 32 milhões para as unidades escolares.

Os recursos são utilizados, em conclusão, para intervenções que garantem mais qualidade e condições para o trabalho dos professores e o aprendizado dos estudantes.

You may also read!

Ribeirão Pires abre vacinação contra gripe para população acima dos 6 meses

Imunizante já está disponível, acima de tudo, em todas as 10 unidades da Atenção Primária da Estância A Prefeitura de

Read More...

Pista de skate do Parque Ana Brandão recebe novos obstáculos

Doação ocorreu, em primeiro lugar, em parceria com a Liga Mundial de Street Skate A pista de skate do Parque

Read More...

Pela primeira vez, o partido Novo está legalmente constituído em Ribeirão Pires

Foi definida, em primeiro lugar, a Comissão Executiva Provisória em Ribeirão Pires. Segundo dirigentes da sigla, o grupo está bem

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu