Ariel de Castro Alves, de São Bernardo, será secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

In ABCD, Canto do Joca, Política On
- Updated
Ariel com o presidente Lula. Fotos: Divulgação

Ariel de Castro Alves assume nesta terça -feira (03.01), às 10hs, a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.

Em evento, no Auditório do subsolo do Bloco A da Esplanada dos Ministérios em Brasília, o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, tomará posse e vai empossar o secretariado do Ministério.

Ariel e o ministro Silvio Almeida

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente é, acima de tudo, o principal órgão federal da área da infância e adolescência do País.

Cuida de temas como o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, o Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, Convivência Familiar e Comunitária, Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Políticas de Primeira Infância, entre outras.

O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) também compõe, em primeiro lugar, a estrutura da Secretaria.

Ministro Silvio Almeida fez questão de divulgar a escolha em suas redes sociais

Histórico

O advogado Ariel de Castro Alves, de 45 anos, sendo 23 anos como advogado na área de direitos humanos.

Tem quase 3 décadas de atuação pública na área social, da criança e do adolescente e de direitos humanos.

Isso, excluindo o período em que acompanhou o pai durante a infância, o professor da USP Luiz Roberto Alves, nos movimentos sociais, sindicais e de meninos e meninas de rua.

Ariel foi, além disso, conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) 2006-2011.

OAB

É um dos fundadores e foi vice-presidente da Comissão Nacional da Criança e do Adolescente da OAB.

Já recebeu, por exemplo, prêmios e homenagens pela defesa dos direitos humanos.

O advogado foi secretário municipal como presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo, entre 2009-2013, na gestão do ex- prefeito de São Bernardo, atual deputado federal licenciado, o Ministro do Trabalho Luiz Marinho.

Atualmente preside a Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da OAB SP e é também presidente da entidade de Direitos Humanos mais antiga do País, o Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo (fundado por Dom Paulo Evaristo Arns e por ex presos políticos). Ariel é integrante também do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB SP. Foi assessor jurídico da Aldeias Infantis SOS e da Fundação Projeto Travessia. Por aproximadamente 10 anos assessorou parlamentares na Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Atualmente também preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB de São Bernardo do Campo.

Além disso, sempre atuou ao lado do Padre Júlio Lancellotti, grande referência na defesa da Justiça Social e dos Direitos Humanos, desde a década de 90, quando ambos visitavam a Febem, atual Fundação Casa, e denunciavam maus tratos contra os internos e irregularidades nas unidades de internação.

No presente ano, a convite do ex senador Aloizio Mercadante, coordenou o processo de elaboração das diretrizes e das propostas na área de direitos da criança e do adolescente do então candidato, agora Presidente, Lula. Durante a transição de governo, coordenou a área dos direitos da criança e do adolescente no Grupo de Trabalho de Direitos Humanos da Transição.

 

Currículo Resumido:

Ariel de Castro Alves, 45 anos, é advogado há 23 anos.

Tem pós-graduação – especialização em gestão de políticas públicas de direitos humanos e segurança pública pela PUC-SP.

É Presidente da Comissão de Adoção e Convivência Familiar de Crianças e Adolescentes da OAB-SP. Membro do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo e integrante das Comissões da Criança e do Adolescente e de Ação Social da OAB-SP.

Ex-Conselheiro do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), do CONDECA-SP e do CONDEPE-SP.

Fundação Criança

Foi Presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo (secretário municipal da criança e adolescente).

Igualmente, coordenou o Grupo de Trabalho Criança Prioridade do Consórcio Intermunicipal do ABCD.

Da mesma forma, foi vice-presidente e um dos fundadores da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Nacional.

Além disso, foi coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos e assessor da Comissão de Direitos Humanos da Alesp.

Premiações

Entre outras missões, atuou, consequentemente, como assessor jurídico das entidades Fundação Projeto Travessia e Aldeias Infantis SOS.

Participou, por outro lado, da Fundação de ONGs como a Justiça Global e a seção brasileira da Ação dos Cristãos contra a Tortura.

Recebeu, como resultado, prêmios de direitos humanos e condecorações da Assembleia Legislativa de SP.

Ainda foi premiado, da mesma forma, pela ONG Cidade Escola Aprendiz.

E pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho), pela defesa dos direitos da infância e juventude.

Foi, em conclusão, professor da Faculdade Paulista de Serviço Social, do curso de pós-graduação em direitos humanos e segurança pública da PUC – SP e Senasp – MJ e do curso de pós graduação de políticas públicas para a infância e juventude da Universidade Metodista de São Paulo.

You may also read!

PREVISÃO DO TEMPO: céu coberto por nuvens em São Paulo neste domingo (19)

A temperatura pode variar entre 16ºC e 34ºC A previsão do tempo para este domingo (19) indica céu coberto por

Read More...

Marcelo Copello apresenta o Diplôme de Wine & Spirits do Le Cordon Bleu Brasil

Joaquim Alessi Um dos jornalistas que mais entendem de vinhos no Brasil, meu amigo Marcelo Copello traz, em primeiro lugar,

Read More...

Fundo Social de Diadema atualiza itens para doação ao Rio Grande do Sul

Por meio da Campanha Sua Vida Importa para Mim, cidade já enviou, acima de tudo, mais de 25 toneladas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu