Aprovado projeto que proíbe coleiras de choque nos animais em São Caetano

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação

Para o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD), o uso desses equipamentos é uma crueldade e deve ser considerado maus-tratos

A Câmara de São Caetano do Sul aprovou, por unanimidade, o projeto do vereador Ubiratan Figueiredo da ONG (PSD) que proíbe no município a comercialização e uso de coleira antilatido com impulso eletrônico em animais, mais conhecida como coleira de choque.

A prática é antiga entre alguns tutores e adestradores, mas é considerada por especialistas, acima de tudo, como de maus-tratos.

Estudos científicos mostram, além disso, que brigar, bater e dar choque nos animais não educa. Pelo contrário, causa trauma.

“Queremos proteger os nossos animais dessa prática cruel que se tornou comum no adestramento e contenção de cães. Dependendo da potência da corrente elétrica utilizada nessas coleiras, o animal pode ter cãibras e até queimaduras no pescoço. Isso é maus-tratos! Não podemos permitir uma crueldade dessas. A aprovação desse projeto é uma vitória para a Causa Animal!”, defende Ubiratan.

A coleira de choque emite uma corrente elétrica, que é enviada para os nervos da medula espinhal e para todo o corpo do cachorro.

Esse trauma, além de sequelas físicas, pode causar problemas na saúde mental e emocional do cão.

Proibir o uso dessas coleiras tem se tornado, em conclusão, uma tendência mundial.

Países como Noruega, Dinamarca, Inglaterra, Escócia e Suécia já aprovaram projetos nesse sentido.

Algumas cidades brasileiras também, como é o caso de Petrópolis, RJ, e Florianópolis, SC.

You may also read!

Sinfonia em Silêncio, novo relato dramatúrgico de Marcos Lemes, será lançado neste sábado (11.07)

Texto integra, em primeiro lugar, a revista literária Boca do Gato, com curadoria de Eduardo Kaze Marcos Lemes lança seu

Read More...

Orlando Morando debate gestão pública e desafios do País com o ex-presidente Temer e o prefeito Tite

Ex-prefeito de São Bernardo do Campo e pré-candidato a deputado federal pelo MDB, Orlando Morando reuniu-se nesta segunda-feira (06.07)

Read More...

Falência da Dolly: recuperação judicial, governança e os riscos jurídicos que podem mudar o destino de grandes empresas

O pedido de falência do Grupo Dolly, após quase oito anos de recuperação judicial e um passivo tributário estimado

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu