Aprovado projeto que proíbe a incineração de resíduos sólidos em Santo André

In ABCD On
- Updated

A Câmara de Santo André aprovou em segunda votação nesta terça, 28 de junho, o projeto de lei que proíbe o uso de tecnologia de incineração de resíduos sólidos coletados na cidade, de autoria do vereador Ricardo Alvarez (PSOL).

A incineração é um processo de combustão completa dos resíduos, a uma temperatura acima de 800°C, que pode gerar diversos poluentes orgânicos como as dioxinas e os furanos, danosos à saúde e ao meio ambiente.

”A Câmara foi sensível ao aprovar esse projeto neste momento em que o mundo todo passa por uma emergência climática grave. Esperamos a sanção do prefeito para que este método fique definitivamente proibido aqui na cidade de Santo André”, afirmou Alvarez.

A alternativa para a destinação dos resíduos, apresentada no projeto, são o tratamento de compostagem, a reciclagem, a recuperação e o reaproveitamento do material para reduzir os danos ao meio ambiente e à biodiversidade humana e natural.

O projeto tem como base a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que define a destinação final ambientalmente adequada do lixo, e vai contra os impactos da incineração, como aumento nas taxas de câncer, doenças respiratórias e outros efeitos sobre a saúde.
“A proibição da queima de lixo acaba sendo uma boa notícia para toda a região, visto que os impactos da poluição ultrapassam as divisas geográficas. A preservação do meio ambiente é uma luta regional e não isolada de cada município”, declarou Alvarez.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu