Após 10 anos, Santo André reabre Gibiteca nesta terça-feira

In ABCD, Cultura On
- Updated
Gibiteca Biblioteca Nair Lacerda. Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Espaço icônico da região, com grande acervo e coleções raras, promove, em suma, programação especial que inclui encontro com Lourenço Mutarelli

Batman, Asterix, Turma da Mônica, Super-Homem e Pato Donald têm, em primeiro lugar, encontro marcado nesta terça-feira (15.09) em Santo André.

A partir das 18h30, a Gibiteca da cidade, na Biblioteca Nair Lacerda, será, portanto, reaberta após uma década.

A partir desse dia, quem ama gibis, mangás, fanzines, cartuns e até fica enlouquecido com exemplares raros de publicações que marcaram a história dos quadrinhos, terá novamente, acima de tudo, um espaço exclusivo para esse gênero de leitura na biblioteca do Paço Municipal.

A reabertura será marcada, além disso, por uma programação especial.

Às 19h, por exemplo, será aberta a microexposição ‘Eugênio Colonnese’, em homenagem ao desenhista, roteirista e editor de histórias em quadrinhos italiano falecido em 2008.

Da mesma forma, às 19h30 o público poderá participar do encontro imperdível ‘Literatura, Histórias em Quadrinhos e Processos Criativos’, com o escritor e quadrinista Lourenço Mutarelli.

Na quarta-feira (16), às 18h, a programação prossegue com o workshop de HQ ‘Da ideia ao quadrinho’, com o arte-educador Adilson Lima.

As inscrições estão disponíveis em https://bit.ly/WorkshopdeHQ.

História

A Gibiteca de Santo André teve seu início em setembro de 2001. O acervo passou a reunir desde álbuns europeus, revistas infantis e de humor, mangás, fanzines, livros especializados e clássicos da literatura em quadrinhos.

Entre os personagens e coleções que fazem parte dessa história estão Asterix, Batman, Super-Homem, Spawn e Turma da Mônica. A Gibiteca também preserva publicações raras como Fradim, Edição Maravilhosa da EBAL, Linus, Gibi Semanal, Xuxá e O Pasquim.

O espaço também ganhou fama por ir muito além das estantes. Em seus primeiros anos, recebeu oficinas de histórias em quadrinhos, desenho artístico e produção de fanzines, além de exposições de artistas profissionais e amadores de diferentes partes do país, entre eles Paulo Mansur, Heitor Ramos, Ely Barbosa, Eugênio Colonnese, Gilmar, Mastrotti, Alex Borges, Cerito e Marcos Venceslau.

Serviço – Reabertura da Gibiteca de Santo André

Data: 15.09 (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Biblioteca Nair Lacerda | Paço Municipal
Endereço: Praça IV Centenário, s/n – Centro – Santo André

You may also read!

Consórcio do ABCD e Associação Paulista de Municípios debatem avanços em compras compartilhadas

Encontro dá continuidade ao acordo de cooperação técnica firmado em julho, que prevê intercâmbio de experiências e fortalecimento da

Read More...

Defesa Civil monitora chuva forte no oeste paulista e envia 12 alertas à população

Rajadas de vento de até 70 km/h provocaram quedas de árvores e destelhamentos A Defesa Civil do Estado de São

Read More...

Família Volpi vota unida

O candidato a deputado estadual Clovis Volpi, o prefeito Guto Volpi e Ligia Volpi votaram na manhã deste domingo

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu