Apoio Psicossocial de Ribeirão Pires realiza ações para comunidade escolar no Setembro Amarelo

In ABCD, Educação On
- Updated
Cronograma voltado ao acolhimento da comunidade escolar beneficiou as 33 escolas da rede de ensino. Fotos: Comunicação/PMETRP

Cronograma voltado ao acolhimento de estudantes, educadores e pais de alunos com necessidades especiais beneficiou, em primeiro lugar, as 33 escolas da rede de ensino

Equipe de psicólogos e assistente social do APSE – programa pioneiro de Apoio Psicossocial Escolar da Prefeitura de Ribeirão Pires – realizou, ao longo deste mês, programação especial voltada ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização sobre cuidados com a saúde mental.

A Secretaria de Educação e Cultura levou a estudantes e profissionais das 33 unidades de ensino palestras e intervenções para a promoção do bem-estar e valorização da vida.

Faixa etária

A fim de criar espaços de acolhimento para os alunos, as ações foram divididas por faixa etária.

Profissionais do APSE desenvolveram atividades para estimular a compreensão sobre emoções.

Nelas, docentes apresentam desenhos de feições humanas para distinguir os sentimentos, para alunos do Jardim I.

Já para estudantes do 1º ao 5º ano, a equipe passou o filme Divertidamente, que trata especificamente dos sentimentos experimentados na infância.

Para os jovens do 6º ao 9º ano, foram realizadas rodas de conversa sobre bullying.

“Durante o mês, pensamos em programas que contemplassem toda a comunidade escolar. Essa campanha de valorização à vida é uma conscientização para que possamos ser mais acolhedores para quem precisa, e para alguém que esteja passando por uma situação difícil saber que não está sozinha”, comentou a psicóloga do APSE, Cíntia Tavares.

Na Escola Municipal Irmã Maria Bernadete de Seixas, a atividade Árvore da Vida foi um dos destaques. A estagiária do programa psicossocial da Prefeitura de Ribeirão Pires, Bruna de Carvalho, declarou que as atividades auxiliam estudantes e docentes a entenderem as relações humanas o que impacta diretamente na qualidade do ensino. “A interação dá chance ao professor de expressar seu sentimento e, por meio disso, conseguimos providenciar um acolhimento para o profissional. Esse bem-estar é transmitido para a criança e impacta em seu desenvolvimento”, disse.

Sobre o APSE

O APSE é um programa pioneiro implantado pela Prefeitura de Ribeirão Pires em junho de 2021, no contexto de pós-pandemia e retomada gradativa das aulas presenciais.

Além da escuta ativa de estudantes e profissionais das 33 escolas municipais, a equipe de Apoio Psicossocial Escolar faz, em suma, o acolhimento.

Identificada a necessidade, é providenciado, portanto, o encaminhamento a serviços de referência de assistência social e saúde.

Isso, em conclusão, para a garantia da proteção dos direitos das crianças e jovens matriculados na rede municipal.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu