Centros culturais da cidade abrem, portanto, as portas a artistas de diferentes estilos, levando cultura de forma gratuita à população
O Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), uma das mais importantes premiações culturais do País, entregou as estatuetas na segunda-feira (17.07).
Entre os premiados estavam três espetáculos que já passaram por Diadema e puderam ser apreciados gratuitamente pela população.
A 67º edição do Prêmio APCA, em 2023, premiou artistas que se destacaram em 2022 nas categorias de Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.
O melhor show do ano foi o Ana Cañas canta Belchior, que foi apresentado no Teatro Clara Nunes, em 27 de maio de 2022.
Além de a entrada ter sido gratuita, a Prefeitura montou um grande telão na área externa do teatro, para que mais pessoas pudessem aproveitar.
O show também foi transmitido pelas redes sociais da Prefeitura.
Dramaturgia
A melhor peça de dramaturgia foi Cárcere ou Porque as mulheres viram Búfalos, que também esteve no Teatro Clara Nunes em 14 de julho deste ano.
A Companhia de Teatro de Higienópolis, além da apresentação teatral, realizou em 13 de julho uma oficina de teatro, também gratuita.
A melhor livre adaptação de livro infanto-juvenil, Caro Kafka, foi apresentada no Centro Cultural Serraria em 24 de agosto de 2022.
Isso, dentro da programação do Circuito Cultural SP.
O dramaturgo à frente do espetáculo, Marcos Gomes, foi, além disso, professor nesse mesmo centro cultural entre 2017 e 2019.
Para o secretário-adjunto de Cultura, Francisco de Assis Cardoso, o fato de os espetáculos vistos na cidade, em apresentações gratuitas, terem sido agraciados com o APCA, é, acima de tudo, uma demonstração clara do cuidado da Secretaria de Cultura na seleção dos eventos que são trazidos para a cidade.
“É muito importante que nas nossas ações culturais tenhamos sempre o cuidado de valorizar a diversidade de linguagens e a qualidade dos espetáculos, trazendo sempre para a população da nossa o que temos de melhor em termos produção cultural. Os prêmios APCA concedidos aos espetáculos apresentados nos nossos Centros Culturais são a prova disto”, afirmou, em conclusão.