Aos 15 anos, jovem escritora amazonense transforma aniversário em movimento nacional para educar crianças financeiramente

In ABCD, Cultura On
- Updated
Malu Lira. Foto: Jamile Campos/Divulgação

*Projeto “Me Conta uma História” celebra os 15 anos de vida de Malu Finanças com ação social em Manaus* Iniciativa une contação de histórias, arte e educação financeira para crianças em situação de vulnerabilidade

Ao completar 15 anos, a jovem escritora e educadora financeira Malu Lira transforma o próprio aniversário em uma celebração coletiva. Fundadora do Grupo Malu Finanças, ela leva adiante o projeto “Me Conta uma História”, que une contação de histórias, atividades lúdicas e educação financeira para crianças entre 6 e 12 anos em situação de vulnerabilidade social. A nova edição do projeto aconteceu nesta quarta-feira, 2 de abril, no Instituto NACER, em Manaus, com a participação de 20 crianças e adolescentes.

Criado em 2024, o “Me Conta uma História” já impactou mais de 450 crianças em escolas públicas, centros de convivência e até no palco do Teatro Amazonas. A proposta combina cinco estações educativas: desenho, teatro, jogos, leitura e pintura, com o objetivo de ensinar noções de economia, planejamento e responsabilidade financeira de forma acessível e divertida. Durante as atividades, também são distribuídos kits educativos e livros infantojuvenis da coleção Contos Milionários, de sua autoria.

“A ação marca o início de uma nova fase do projeto. Em comemoração aos meus 15 anos, lanço a campanha “15 mil até 15”, com a meta de alcançar 15 mil crianças em todo o Brasil até abril de 2026. Para isso, o Grupo Malu Finanças busca 15 padrinhos apoiadores que possam contribuir para levar o projeto a ONGs e instituições sociais em diferentes regiões do país”, explica Malu.

Natural de Apuí (AM), Malu Lira começou a estudar e divulgar educação financeira ainda criança, quando vendia desenhos e ajudava a mãe a fazer bolos para vender. Aos 11 anos, escreveu seu primeiro livro e, desde então, tem percorrido escolas com uma proposta didática que hoje já alcança mais de 10 mil estudantes em 97 escolas de 14 municípios do Amazonas.

Com coordenação da própria Malu, apoio da Luzeiros Cultura e Arte e um time dedicado de artistas, contadores de histórias e educadores, o projeto quer transformar a relação das crianças com o dinheiro desde cedo. “Ao oferecer ferramentas práticas para o desenvolvimento pessoal e financeiro, essa iniciativa contribui para uma sociedade mais justa e consciente”, finaliza Malu.

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu