Aos 15 anos, ela desafia a crise da leitura no Brasil com mais de 20 livros publicados

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
- Updated
Malu Lira/Divulgação

Escritora amazonense, com mais de um livro escrito por ano de vida, transforma paixão em literatura infanto juvenil e estreia no PNDL

O Dia do Leitor, celebrado em 7 de janeiro, ganha um significado especial quando a história de leitura deixa de ser apenas hábito e passa a ser transformação.

Aos 15 anos, Malu Lira representa exatamente esse movimento.

Sua paixão por leitura a fez se tornar escritora, ainda aos 12 anos e hoje ela reúne cerca de 20 títulos e se tornou a escritora jovem com mais livros publicados no Brasil.

Enquanto o País enfrenta uma queda no número de leitores, com mais da metade dos brasileiros declarando não ter lido nenhum livro nos três meses anteriores à última pesquisa nacional, Malu segue na contramão.

Começou a publicar ainda na pré-adolescência e transformou a paixão pela leitura em um projeto de vida, com impacto que ultrapassa as prateleiras.

Sua produção literária dialoga com crianças e adolescentes e aborda temas como educação financeira, autonomia e futuro, sempre com linguagem acessível e olhar curioso sobre o mundo.

O passo seguinte foi levar essas histórias para dentro das escolas.

Malu Lira, escritora e influenciadora de educação financeira voltada a crianças e jovens/Divulgação

Me Conta Uma História

Foi assim que nasceu o programa Me Conta Uma História, iniciativa que aproxima estudantes da leitura em instituições de diferentes regiões do País.

Para Malu, escrever não é apenas criar personagens, mas abrir portas para que outros jovens também encontrem seu caminho nos livros.

Em um momento em que o excesso de telas preocupa pais, educadores e especialistas, sua trajetória funciona como uma resposta prática ao chamado brain rot, fenômeno associado à dificuldade de concentração e à exposição contínua a conteúdos fragmentados.

“A leitura não compete com a tecnologia. Ela é uma potência por si só, que aprofunda o pensamento e devolve algo que anda raro, que é a capacidade de imaginar e aprender com uma história sem importar se ela é fictícia ou baseada na realidade. Precisamos formar novos leitores dentro de casa, na escola e no contato com narrativas que conversam com cada geração. Abrir um livro é abrir um mundo de novas possibilidades”, diz, em resumo, Malu.

Livros de sucesso

Entre seus livros de maior sucesso estão os contos milionários, que adaptam histórias infantis para o universo da educação financeira.

Entre eles, Chapeuzinho no Vermelho, Cinderela Empreendedora e Três Porquinhos Empreendedores.

Malu conta, além disso, que seus livros são todos pensados para diferentes idades escolares e de alfabetização.

São produzidos com letras bastão, de forma, de acordo com a faixa etária a ser trabalhada.

A coleção contos investigativos, com a personagem Xereta Holmes, trabalha o universo infanto-juvenil de maneira leve.

Da mesma forma, traz o assunto da educação financeira para o centro da discussão de maneira divertida.

“Os livros todos passam por uma curadoria com pedagogos, por exemplo, para adaptarmos a forma de tornar isso mais interessante aos leitores de acordo com a faixa etária. Pensamos em cores, em estilo de letra, no tipo de traço dos desenhos. Tudo é pensado para estimular o pequeno jovem leitor”, conta, em suma, Malu.  

O trabalho já rende frutos e dois livros da escritora mais prolífera do País vão entrar no Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNDL) neste 2026.

Enquanto isso, Malu segue estudando e escrevendo.

“É algo que amo muito e quero levar essa paixão para mais gente. Hoje fico feliz de poder escrever por hobbie e também por trabalho, não sei como viveria sem o papel para conversar. Inclusive, estou escrevendo novas histórias e que estou muito animada para publicar tais conversas com o papel”, conclui.

You may also read!

Diadema tem neste sábado (06.06) o Corre com a Gente Noturno

Parte da programação da Virada Esportiva, corrida acontece ao longo da Av. Dr. Ulysses Guimarães, que será interditada das

Read More...

Prefeito, Marcelo Oliveira, entrega em Mauá nova alça do Rodoanel e reduz trajeto de motoristas de 12 para 2 minutos

Nova ligação direta com Avenida Papa João XXIII melhora a fluidez do trânsito, reduz congestionamentos e facilita o acesso

Read More...

LIDE Mulher Grande ABC reúne líderes em Santo André para tratar de aceleração de negócios com propósito

Networking qualificado, troca de experiências e reflexões sobre crescimento sustentável e liderança feminina marcam encontro, em suma Empresárias, executivas e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu