Ambulatório Trans de Diadema é primeiro do ABCD

In Saúde On
- Updated
Fotos: Comunicação/PMD

Na manhã desta quarta-feira (15/09), a Prefeitura de Diadema inaugurou o Ambulatório DiaTrans: primeiro Ambulatório de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais de Diadema e do ABCD, localizado no Quarteirão da Saúde (QS). O serviço disponibiliza processo transexualizador, com hormonioterapia, e abre espaço para fala, escuta e acolhimento das demandas dos travestis e transexuais que moram na cidade.

Durante a cerimônia oficial, realizada no auditório do QS, o prefeito de Diadema José de Filippi Júnior ressaltou a importância de um espaço acolhedor. “Em nove meses de gestão, inauguramos o Ambulatório DiaTrans, que é um serviço com uma equipe de profissionais que contribuem com a humanização do atendimento. Com essa velocidade e esse olhar de carinho vamos avançar muito mais na saúde. Vamos conviver do lado do outro, da outra e do outrem com esse compromisso de construir uma sociedade melhor”, afirmou.

Para a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto, a implantação do serviço é um avanço. “É um momento de muita alegria poder inaugurar o Ambulatório DiaTrans, que representa o que se pretende para Diadema: uma sociedade humanizada e mais inclusiva. Ter um ambulatório com essa vocação é a expressão clara do que almeja o SUS, que ofereça para o usuário atendimento humanizado, digno e pensando na integralidade dessa pessoa”, ressaltou.

“O ambulatório nasceu do sonho de algumas pessoas que tinham como princípio promover para as pessoas trans tudo que o SUS norteia. Para que essa população que tanto foi marginalizada e sofre discriminação pudesse entrar no serviço de saúde e ter seu nome social, ser reconhecido como pessoa trans. Quero que as pessoas se sintam acolhidas”, explicou a enfermeira e coordenadora do DiaTrans, Vanessa Ribeiro Romão.

De acordo com a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), 1,9% da população no Brasil se reconhece trans e a média de vida dessa pessoa é de 35 anos. “Ninguém faz nada sozinho. O serviço é importante também para que possa acabar com o preconceito, com a discriminação, com a morte. Estamos falando de salvar vidas, salvar a sobrevivência dessa população que chega, no máximo, aos 35 anos. Além do atendimento da saúde que melhora, a gente vai poder trazer informação e riscar o preconceito e a homofobia. Isso é trazer políticas públicas para todo mundo”, garante a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Patrícia Ferreira.

Ambulatório DiaTrans

O serviço especializado, que já está em funcionamento desde o dia 1º de setembro, disponibiliza atendimento de saúde à travestis e transexuais (masculino e feminino). A previsão inicial de atendimento é de 100 pessoas. A equipe é formada por uma vinculadora, enfermeira, psicóloga, médico infectologista e assistente social.

Quem chega ao DiaTrans passa pelo acolhimento e tem disponível consultas médicas e acompanhamento de outras categoriais profissionais, respeitando as necessidades e especificidades de cada indivíduo com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desse usuário. A população trans poderá ser referenciada para tratamento de outras necessidades nas demais unidades que compõem a rede municipal de saúde, dentro da lógica de cuidado integral da saúde. Além disso, a prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) é realizada em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), com distribuição de preservativos, uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), da PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV), entre outros.

Durante a cerimônia oficial, Beth Maison Mariano Souza aprovou o serviço. “Quero agradecer a todos os profissionais de saúde. São muitos anos lutando e esse foi o maior presente que Diadema deu para a comunidade trans”, elogiou.

Acesso

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é a porta de entrada para acesso a toda a rede de saúde municipal, incluindo o Ambulatório DiaTrans. Mas é possível procurar diretamente o serviço. Diariamente, de segunda a sexta-feira, a vinculadora está no serviço para acolher e orientar os interessados.

O Grupo de Entrada funciona de quarta-feira, das 13h às 19h. A princípio, o usuário que procura espontaneamente o serviço passa em acolhimento com a vinculadora e depois por uma consulta admissional com a enfermeira e coordenadora do serviço; e os demais atendimentos ocorrem de quinta-feira (das 8h às 19h) e de sexta-feira (das 13h às 19h).

Toda pessoa que procurar pelo serviço será acolhida, entretanto, jovens entre 16 e 18 anos não podem realizar hormonioterapia. O procedimento é autorizado por lei apenas a pessoas com mais de 18 anos. Crianças e adolescentes até 16 anos serão encaminhados para o Projeto Sexualidade (ProSex), do Hospital das Clínicas, onde tem hebiatria e realiza o acompanhamento desse público.

O Ambulatório DiaTrans de Diadema conta com apoio do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP, que é a referência para as cirurgias e para a educação continuada permanente. 

Reivindicação

Até virar realidade, o Ambulatório DiaTrans era uma reivindicação histórica por atenção integral à saúde da população trans e, hoje, está alinhado às propostas feitas pelos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na 11ª Conferência Municipal da Saúde, realizada na cidade no mês de agosto. Além disto, é mais um compromisso da atual gestão previsto em Plano de Governo e que foi cumprindo. O município conta ainda com a primeira Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades LGBTI+.

Serviço:

Ambulatório DiaTrans

Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde (2º andar). Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro.

Grupo de Entrada: quarta-feira, das 13h às 19h.

Contato: diatrans@diadema.sp.gov.br

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu