Alunos do Instituto Embraer aprendem os conceitos de ESG com a Coop

In ABCD, Economia On

Antes mesmo de surgir o termo ESG, a rede de varejo colaborativo Coop já praticava diversas ações embasadas em sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança ética e transparente.

Em razão do histórico e comprometimento da Coop com esses conceitos, a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Benteo, foi convidada pelo Instituto Embraer de São José dos Campos para conversar com os alunos do Ensino Médio sobre a temática ESG.

O encontro, promovido em 12 de maio, reuniu cerca de 50 alunos da segunda e da terceira séries e, de forma resumida e com linguagem acessível, a representante da Coop destacou o conceito ESG como um conjunto de padrões e boas práticas implementados nas operações de uma empresa com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, oferecer transparência aos seus negócios e garantir o bem-estar social para a construção de um mundo mais justo.

Ao final da palestra, Luciana Benteo apresentou algumas iniciativas e ações estruturadas da Coop, como as estações de reciclagem em parceria com a Molécoola para descarte correto de metais, plásticos, eletro, pilhas, baterias, papeis e embalagens; coletores de medicamentos, de óleo de cozinha usado e de lâmpadas, além de seus programas de saúde e qualidade de vida e de benefícios às entidades, dentre outros.

Todas as ações de ESG na Coop estão centralizadas na plataforma Coop Faz Bem, dividida nos pilares Coop Faz Bem pra Você, Coop Faz Bem pra Comunidade, Coop Faz Bem pra Educação e Coop Faz Bem pro Planeta.

A parceria entre a Coop e o Instituto Embraer surgiu neste ano, quando a área de Responsabilidade Social, somada à cooperação da equipe da Engenharia, ajudou o a construir o Laboratório de Consumo no Colégio Embraer de São José dos Campos, um ambiente de 31 m² que simula o autosserviço de um supermercado e promove o consumo consciente.

Atualmente, a Coop possui mais de 1 milhão de cooperados ativos, 30 lojas de supermercado, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, duas em São José dos Campos, duas em Sorocaba, duas em Tatuí, um atacarejo em São José dos Campos e 73 drogarias, além dos canais digitais. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios aos cooperados e à comunidade.
Luciana Benteo. Fotos Guilherme Balconi/Divulgação

You may also read!

Coop leva ações de saúde para a XXIII Meia Maratona de Santo André

Ao apoiar a XXIII Meia Maratona de Santo André - evento integrante das comemorações de aniversário da cidade, agendado

Read More...

Presidente eleito dos Metalúrgicos do ABC integra comitiva de Lula em agenda na Alemanha

Damasceno acompanhará o presidente Lula, em primeiro lugar, na abertura da Feira de Hannover e visita à planta da

Read More...

Olhar para a sustentabilidade marca reinauguração da Policlínica Vila Helena

Inaugurado em 1976 pelo então prefeito, Antônio Pezzolo, equipamento terá cisterna, captação de água da chuva, piso permeável e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu