Antes mesmo de surgir o termo ESG, a rede de varejo colaborativo Coop já praticava diversas ações embasadas em sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança ética e transparente.
Em razão do histórico e comprometimento da Coop com esses conceitos, a coordenadora de Responsabilidade Social, Luciana Benteo, foi convidada pelo Instituto Embraer de São José dos Campos para conversar com os alunos do Ensino Médio sobre a temática ESG.
O encontro, promovido em 12 de maio, reuniu cerca de 50 alunos da segunda e da terceira séries e, de forma resumida e com linguagem acessível, a representante da Coop destacou o conceito ESG como um conjunto de padrões e boas práticas implementados nas operações de uma empresa com o objetivo de reduzir os impactos ambientais, oferecer transparência aos seus negócios e garantir o bem-estar social para a construção de um mundo mais justo.
Ao final da palestra, Luciana Benteo apresentou algumas iniciativas e ações estruturadas da Coop, como as estações de reciclagem em parceria com a Molécoola para descarte correto de metais, plásticos, eletro, pilhas, baterias, papeis e embalagens; coletores de medicamentos, de óleo de cozinha usado e de lâmpadas, além de seus programas de saúde e qualidade de vida e de benefícios às entidades, dentre outros.
Todas as ações de ESG na Coop estão centralizadas na plataforma Coop Faz Bem, dividida nos pilares Coop Faz Bem pra Você, Coop Faz Bem pra Comunidade, Coop Faz Bem pra Educação e Coop Faz Bem pro Planeta.
A parceria entre a Coop e o Instituto Embraer surgiu neste ano, quando a área de Responsabilidade Social, somada à cooperação da equipe da Engenharia, ajudou o a construir o Laboratório de Consumo no Colégio Embraer de São José dos Campos, um ambiente de 31 m² que simula o autosserviço de um supermercado e promove o consumo consciente.