Alunas do Colégio USCS chegam às semifinais de competição internacional de tecnologia

In Canto do Joca, Ciência e Tecnologia, Educação On
- Updated
Fotos: Divulgação / USCS

Grupo de alunas do Colégio Universitário USCS (vinculado à Universidade Municipal de São Caetano do Sul) passou para as semifinais da Technovation Girls 2021, competição de aplicativos exclusiva para meninas entre 10 e 18 anos.

Com o objetivo de incentivar as mulheres a ingressar no campo da tecnologia, o Technovation Girls desafia as equipes, em primeiro lugar, a desenvolver um aplicativo para celular com propósito social.

A equipe formada pelas alunas do Colégio USCS – Emmanuelle de Oliveira Lopes, Michaelle de Aparecida de Oliveira Lopes, Rafaela Generozo Balthazar, Maria Eduarda Stochmann e Maria Eduarda de Oliveira Ferraz – criou o aplicativo TEABC, que visa a auxiliar, em suma, no desenvolvimento de crianças autistas por meio de jogos.

Denominada Cyber GirlsX , a equipe da USCS foi a única de São Caetano do Sul a se classificar entre as 15 semifinalistas do Brasil para a etapa final, a ser realizada em agosto de 2021.

Veja, portanto, demonstração do aplicativo no link https://www.youtube.com/watch?v=nTv5_TYznX0 (em inglês).

Trabalho em equipe

As estudantes encararam o desafio do trabalho em equipe em formato remoto dividindo tarefas conforme, portanto, as aptidões e interesses de cada integrante.

“Na primeira reunião, vimos o que cada uma tinha de melhor para oferecer. Fiquei com o Marketing; a Rafa (Rafaela Generozo) ficou com o pitch (apresentação); a Duda (Maria Eduarda Ferraz) fez os posts do Instagram; a Emmanuelle fez o site; a Michaelle, que já havia participado da competição no ano passado, foi nossa programadora oficial”, diz, em resumo, Maria Eduarda Stochmann

“Elas escolheram o tema, entrevistaram psicólogos e criaram o plano de negócios para uma possível comercialização do aplicativo. Fizeram até rifa para levantar dinheiro para a realização do projeto. Eu atuei apenas como mentora, coordenando de longe. Dei poucos palpites. Elas foram sensacionais”, elogia, da mesma forma, a professora de Matemática do Colégio USCS e mentora do grupo no projeto, Maria Regina Manzini.

Apoio da EMNOVA

Para o desenvolvimento do aplicativo, as alunas da USCS tiveram, além disso, o apoio da EMNOVA (Escola Municipal de Novas Tecnologias Profa. Neusa Maria Nunes Branco).

Segundo a professora Maria Regina Manzini, as explicações contidas no site da competição e o apoio dado pela EMNOVA permitem, acima de tudo, que qualquer estudante, mesmo sem conhecimento prévio de programação, possa competir. “É uma competição muito rica, que permite o desenvolvimento de várias habilidades”, destaca.

“Embora a tecnologia não seja a minha área preferida, me interessei pelo propósito social do projeto”, confirma Rafaela Generozo. Para criar o aplicativo, cujo propósito é o desenvolvimento de crianças autistas e a orientação dos familiares, Rafaela teve a oportunidade de conversar com psicólogos e, em conclusão, ficou ainda mais animada com a decisão de cursar Psicologia no ensino superior. “Foi incrível. Aprendi desde coisas básicas, como trabalhar em equipe, até áreas da Psicologia que eu não conhecia. Foi um aprendizado para a vida.”

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu