Afinal, o que é essa tal de Comunicação?

Em Artigo - No dia
- Updated

Achiles Batista Ferreira Junior (*)

Pare um pouco, observe ao seu redor e reflita sobre o papel que a comunicação tem no seu dia a dia. Analise a forma como as pessoas que fazem parte de sua vida – na família, no trabalho, na sua igreja, no seu clube, no setor que você atua, enfim, em todo o seu mundo – se comunicam. Como é essa comunicação? Ela é sempre eficaz?

No decorrer de sua leitura e com uma dose de dedicação e de atenção, você com certeza identificará falhas e acertos no processo de comunicação e de interação entre todos os agentes envolvidos no processo. Agora imagine a seguinte cena: um americano e uma russa estão conversando em seus respectivos idiomas. Eles estão trocando mensagens, isso é fato. Mas será que eles estão se comunicando? O que você acha?

Não! Eles não estão se comunicando! Porque a simples troca de mensagens não pode ser considerada comunicação. De acordo com a etimologia, área que se preocupa em estudar a origem e evolução das palavras, a palavra comunicação tem sua origem no latim communicar, que significa tornar comum. Ou seja, o processo de comunicação acontece quando uma pessoa consegue fazer com que sua ideia seja captada e entendida pelas demais (Oliveira et al., 2013). Agora você percebe como a comunicação é importante?

O ser humano, por natureza, relaciona-se e muito! Logo, é considerado o mais relacional entre todos os animais existentes no planeta. Desde os tempos mais antigos, é possível perceber que a comunicação é a forma de interação entre as pessoas que leva ao desenvolvimento delas de forma mais eficiente. Sendo assim, existe uma enorme necessidade de se ter uma comunicação eficaz. Por isso, dentro do estudo da comunicação, existem vários modelos (representações gráficas) baseados nas teorias fornecidas por autores que são considerados referência no quesito comunicação.

Dentre estes modelos, destaca-se o modelo matemático de comunicação de Shannon e Weaver. Segundo ele, existe um emissor, que é quem envia a mensagem; a mensagem, que é o que vai ser transmitido; o canal que é o meio ou como é realizada a comunicação, bem como o código que é a forma, como por exemplo a língua a ser utilizada e o receptor, que é aquele que vai captar essa mensagem. Ainda temos os ruídos que não necessariamente são referentes a sons! Eles são considerados todos os fatores que distorcem a qualidade de uma mensagem.

No entanto, posteriormente, os estudiosos da área perceberam a necessidade de incluir outro aspecto relevante no processo de comunicação: o feedback (retroalimentação) mecanismo que certifica se a mensagem transmitida foi realmente entendida (Cruz; Segatto, 2009). Observe como ficou o modelo mais atual na Figura

Caso você já tenha estudado comunicação, possivelmente se deparou com essa imagem. Agora avalie esse modelo e reflita sobre como esse processo faz parte do seu dia a dia. Para o ajudar, vamos tentar aplicar esse modelo no nosso contexto, em um exemplo bem simples. Digamos que a Prefeitura de São Paulo (emissor) quer fazer uma campanha de vacinação (mensagem) e que o meio escolhido foi a televisão. O receptor seria a família que vai assistir a essa campanha na televisão. No nosso exemplo, não houve ruído, e o receptor entendeu com perfeição a mensagem, levando seus filhos para se vacinarem (feedback).

Enfim, o fato é que toda forma de comunicação é influenciada pelas habilidades de comunicação (motoras), pelas intenções, pelo conhecimento e até pela posição sociocultural dos envolvidos. Portanto, vale uma pesquisa mais profunda sobre essa temática, uma vez que comunicação é fundamental também para o marketing. Isso porque, para que o público-alvo (receptor) receba a mensagem e dê um feedback esperado (p. ex.: compra de algum produto/serviço, participação de alguma campanha), o profissional de marketing precisa conhecer profundamente aqueles a quem a mensagem chegará. Somente assim ele saberá qual é o melhor tipo de conteúdo e o melhor meio para alcançar com sucesso o público, seja ele da iniciativa privada seja da pública.

(*) Achiles Batista Ferreira Junior é coordenador dos cursos de Marketing Digital, Marketing e Gestão de Mídias Sociais da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios do Centro Universitário Internacional Uninter. Blog: www.marketingdavida.com.br – Redes sociais: @achilesjunior

Você também pode ler!

São Bernardo tem aval da Caixa para custeio das obras finais da Marginal Ribeirão dos Couros

Prefeito Orlando Morando assinou nesta sexta-feira contrato de financiamento da terceira e última etapa das intervenções O prefeito Orlando Morando

Read More...

Cinco dicas para escolher o sabonete correto

Tipo de pele, parte do corpo e outros conselhos para não errar na hora da compra Limpeza é a primeira

Read More...

Prefeitura realiza curso de formação da Escola de Governo do Executivo Andreense

Projeto 'Transformando Vidas' qualifica profissionais do programa Frente Social de Trabalho Cerca de 50 profissionais do programa Frente Social de

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu