Ações em São Caetano protegem população em situação de rua das baixas temperaturas

In ABCD On
- Updated
Fotos: Eric Romero / PMSCS

Em razão das baixas temperaturas, a Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na terça-feira (17.05) a Operação Baixas Temperaturas: Inverno Seguro, realizada desde 2018.

A iniciativa é uma parceria das secretarias de Saúde (Sesaud) e de Assistência e Inclusão Social (Seais), por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da UPA (Unidade de Pronto Atendimento Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho) e do SOS Cidadão 156 (Serviço de Atendimento em Urgência e Emergência).

Com a frente fria, que chegou na tarde de terça e fez despencar a temperatura nos últimos dias, as ações noturnas foram intensificadas com a entrega de cobertores.

Nas duas primeiras noites o serviço SOS Cidadão 156 recebeu, portanto, 40 chamados – todas as pessoas foram atendidas e receberam cobertores.

Inverno seguro

Com o programa, as pessoas em situação de rua, expostas a baixas temperaturas e frio intenso, podem ser atendidas pelo serviço de urgência e emergência (ambulâncias) para avaliação sobre a necessidade de atenção em saúde, sendo direcionadas para a UPA ou encaminhadas ao serviço de acolhimento institucional para abrigamento.

Os atendidos pelo serviço 156 e pela UPA recebem cobertores disponibilizados pela Seais e pelo Fundo Social de Solidariedade.

A ação dos educadores sociais é reforçada sempre que a temperatura atinge ou se apresenta inferior a 13º C, ou, ainda, se a sensação térmica for equivalente.

O projeto conta, também, com as Organizações da Sociedade Civil do município, que atuam em parceria com o Creas por meio de ações que ofertam alimentação (café da manhã, almoço e jantar), higiene pessoal (banho, barbearia e corte de cabelo), troca de roupas e encaminhamento para instituições com estrutura de atendimento à população em situação de rua.

Além desta ação, também é ofertada, em conclusão, ao usuário que solicitar ao 156, a entrega de cobertores, todas as noites, incluindo fins de semana e feriados.

Por meio de parcerias com ONGs, a Seais oferece 30 vagas para as pessoas em situação de rua que queiram abrigo. A população também pode colaborar.

Quem encontrar uma pessoa dormindo na rua, em noites com baixas temperaturas, pode acionar as equipes para que seja feito o primeiro atendimento, pelo telefone 0800 7000 156, das 17h às 8h.

Durante o dia, das 8h às 17h, o telefone é o 4228-8942, do Creas.

Caso haja aceitação, a pessoa será, portanto, encaminhada para acolhimento em abrigo, receberá alimentação e higienização.

Em caso de problemas de saúde, será, em suma, levada para a UPA.

Em breve, a Seais irá disponibilizar, da mesma forma, um outro abrigo, com mais 40 vagas.

You may also read!

86ª Festa do Pilar de Ribeirão Pires anuncia novos shows

Evento acontece neste fim de semana (27 e 28) e no feriado da quarta-feira (1º) seguinte A 86ª edição da

Read More...

Reforço para a Série D, Daniel Pereira exalta preparação do Santo André

O Santo André segue, em primeiro lugar, preparando-se para a estreia da Série D do Campeonato Brasileiro. Visita o

Read More...

Diadema entrega reforma asfáltica de oito ruas no Campanário

Além disso, o bairro está recebendo outras melhorias: revitalização do Campo Ouro Verde, UPA 24 horas e iluminação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu