Em razão das baixas temperaturas, a Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou na terça-feira (17.05) a Operação Baixas Temperaturas: Inverno Seguro, realizada desde 2018.
A iniciativa é uma parceria das secretarias de Saúde (Sesaud) e de Assistência e Inclusão Social (Seais), por meio do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), da UPA (Unidade de Pronto Atendimento Engenheiro Julio Marcucci Sobrinho) e do SOS Cidadão 156 (Serviço de Atendimento em Urgência e Emergência).
Com a frente fria, que chegou na tarde de terça e fez despencar a temperatura nos últimos dias, as ações noturnas foram intensificadas com a entrega de cobertores.
Nas duas primeiras noites o serviço SOS Cidadão 156 recebeu, portanto, 40 chamados – todas as pessoas foram atendidas e receberam cobertores.
Inverno seguro
Com o programa, as pessoas em situação de rua, expostas a baixas temperaturas e frio intenso, podem ser atendidas pelo serviço de urgência e emergência (ambulâncias) para avaliação sobre a necessidade de atenção em saúde, sendo direcionadas para a UPA ou encaminhadas ao serviço de acolhimento institucional para abrigamento.
Os atendidos pelo serviço 156 e pela UPA recebem cobertores disponibilizados pela Seais e pelo Fundo Social de Solidariedade.
A ação dos educadores sociais é reforçada sempre que a temperatura atinge ou se apresenta inferior a 13º C, ou, ainda, se a sensação térmica for equivalente.
O projeto conta, também, com as Organizações da Sociedade Civil do município, que atuam em parceria com o Creas por meio de ações que ofertam alimentação (café da manhã, almoço e jantar), higiene pessoal (banho, barbearia e corte de cabelo), troca de roupas e encaminhamento para instituições com estrutura de atendimento à população em situação de rua.
Além desta ação, também é ofertada, em conclusão, ao usuário que solicitar ao 156, a entrega de cobertores, todas as noites, incluindo fins de semana e feriados.
Por meio de parcerias com ONGs, a Seais oferece 30 vagas para as pessoas em situação de rua que queiram abrigo. A população também pode colaborar.
Quem encontrar uma pessoa dormindo na rua, em noites com baixas temperaturas, pode acionar as equipes para que seja feito o primeiro atendimento, pelo telefone 0800 7000 156, das 17h às 8h.
Durante o dia, das 8h às 17h, o telefone é o 4228-8942, do Creas.
Caso haja aceitação, a pessoa será, portanto, encaminhada para acolhimento em abrigo, receberá alimentação e higienização.
Em caso de problemas de saúde, será, em suma, levada para a UPA.
Em breve, a Seais irá disponibilizar, da mesma forma, um outro abrigo, com mais 40 vagas.