Ação Social reúne mais de mil pessoas em Rio Grande da Serra

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação/Unipar

Realizada pela Unipar em parceria com o CCC e a Aprisco, a iniciativa ofereceu, acima de tudo, mais de 600 atendimentos gratuitos, além de serviços de cidadania e atividades culturais, esportivas e de lazer

Moradora realiza aferição de pressão arterial durante a Ação Social promovida pela Unipar/Crédito: Unipar

A quarta edição da Ação Social promovida pela Unipar em parceria com o CCC (Conselho Comunitário Consultivo) e a Aprisco (Associação de Presbiterianos para Inclusão Social Comunitária em Defesa da Vida) em Rio Grande da Serra, beneficiou, em primeiro lugar, mais de mil pessoas e realizou 600 atendimentos gratuitos ao longo de sábado (26.09)

O evento ocorreu, por exemplo, na sede da Aprisco.

Contou, portanto, com serviços de saúde, cidadania, terapias integrativas, atividades culturais, esportivas, educativas e de lazer.

Na área de saúde e bem-estar, a programação contemplou consultas médicas em clínica geral, pediatria, ginecologia e neurologia, atendimentos odontológicos e psicológicos, acupuntura, terapias integrativas e orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde.

Ao todo, foram realizadas 92 consultas médicas, 74 atendimentos odontológicos, 67 sessões de acupuntura, 15 atendimentos psicológicos e 115 participações em terapias integrativas. A população também teve acesso a orientação jurídica, treinamentos de primeiros socorros, cortes de cabelo e serviço de farmácia.

Oportunidade

Para os moradores, a iniciativa representou uma oportunidade de acessar serviços que já buscavam há algum tempo, especialmente nas áreas de saúde e bem-estar.

“Essa ação veio em uma boa hora, porque tenho três crianças que estavam precisando passar por algumas especialidades. É muito importante para a nossa população. Passamos pelo dentista e um dos meus filhos também foi atendido pelo psicólogo. Ele é autista e estávamos esperando uma vaga há dois anos. A ação chegou no momento certo, porque ele está precisando muito desse atendimento”, relatou Débora Soares, moradora da região.

A programação cultural teve início com a apresentação da Orquestra Locomotiva. A AMACRI promoveu uma oficina de acessórios sustentáveis, enquanto o Projeto Corujinhas Golfe e o Instituto Húngaro ofereceram vivências esportivas aos participantes. Também foram realizadas apresentações de dança e capoeira, além de atividades voltadas ao público infantil, como brinquedos infláveis, pipoca e algodão-doce.

(Crianças participam de roda de capoeira durante a Ação Social promovida pela Unipar/Crédito: Unipar)

“Os resultados desta edição evidenciaram a importância da relação de proximidade que precisa existir entre as empresas, a comunidade e as instituições locais. O evento deste sábado disponibilizou serviços e atividades que foram definidos a partir da escuta ativa em relação às necessidades das pessoas desta região e, sem dúvida, fortaleceu a relação que a Unipar e o CCC mantêm com os moradores de Rio Grande da Serra”, afirma Ricardo Congro, diretor industrial da Unipar.

Transporte gratuito

Para facilitar o acesso da população, durante o evento, ônibus fizeram gratuitamente, da mesma forma, o trajeto de ida e volta entre a Estação de Trem de Rio Grande da Serra e a sede do Aprisco, com saídas a cada 20 minutos.

Ao longo do dia, mais de 4 mil pessoas utilizaram o serviço de transporte gratuito disponibilizado pela Unipar.

“Esse é um dia muito esperado pela nossa comunidade e é uma grande alegria poder colaborar e contar com a participação de tantas pessoas. Percebemos que a população aproveita muito bem os serviços ofertados, como as consultas médicas, odontológicas e os atendimentos psicológicos. Além disso, também contamos com a participação de voluntários e de várias pessoas da sociedade civil. Conseguimos, juntos, realizar um trabalho que é muito importante para a cidade e para cada cidadão que esteve aqui conosco”, ressalta Edson Carvalho, presidente da Aprisco e membro do CCC.

A Ação Social integra as iniciativas de relacionamento comunitário da Unipar nas regiões onde a companhia atua.

Em 2025, a empresa apoiou 75 projetos sociais, com investimentos superiores a R$ 9,5 milhões.

A estimativa da empresa é que ao menos 5,6 milhões de pessoas foram impactadas com os projetos.

Sobre a Unipar

A Unipar, importante ator do setor químico e petroquímico, se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras.

As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Camaçari (BA), Cubatão (SP), Santo André (SP) e também em Bahía Blanca (Argentina). A empresa tem ainda quatro joint ventures para autoprodução de energia elétrica renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e dois parques solares em Minas Gerais e no Mato Grosso do Sul, este último em construção.

Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

Além disso, foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética.

Tal selo identifica, em conclusão, as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.

You may also read!

Prefeito, Guto Volpi, destaca empreendedorismo de Ribeirão Pires com impacto social no último dia da Feira do Empreendedor Sebrae 2026

Falcão Nutri apresenta marca Pão do Vovô no estande da Prefeitura, unindo produção de alimentos, qualificação profissional e oportunidades

Read More...

Mauá terá passe livre no transporte municipal no segundo turno das eleições

Gratuidade estará disponível a partir das primeiras viagens, por volta das 4h, até a última viagem de cada linha Os

Read More...

Medalhistas brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química projetam futuro na ciência e na inovação

Competição internacional apoiada pela Abiquim reuniu estudantes de 15 países em Fortaleza, e o Brasil conquistou três medalhas de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu