ABCD recebe comitiva do Amapá para fortalecer cooperação em bioeconomia e desenvolvimento regional

In ABCD On
Divulgação

Missão empresarial aproxima empreendimentos amazônicos, universidades, poder público e setor produtivo da região

A Agência de Desenvolvimento Econômico e o Consórcio Intermunicipal do ABCD receberam, na segunda-feira (25.05), em primeiro lugar, comitiva de empreendimentos e instituições do Amapá para agenda de diálogo e articulação voltada à bioeconomia, inovação e cooperação regional.

A missão empresarial do Amapá no ABCD e em São Paulo aconteceu, por exemplo, entre 25 e 27 de maio.

O objetivo, acima de tudo, foi aproximar iniciativas da sociobioeconomia amazônica do mercado consumidor paulista

Promovendo, portanto, intercâmbio de experiências, networking e oportunidades de negócios.

O encontro reuniu, em suma, representantes de universidades, empreendimentos, instituições públicas, associações comerciais e organizações regionais.

Entre os temas debatidos estiveram as potencialidades econômicas do ABCD e as oportunidades ligadas à bioeconomia.

Além disso, os desafios logísticos para ampliação da presença de produtos amazônicos no mercado paulista.

Produtos apresentados

Durante a atividade, foram apresentados produtos e iniciativas do Amapá ligados ao cacau amazônico, sorvetes regionais, carvão e biofertilizantes produzidos a partir do açaí, além de propostas voltadas à rastreabilidade, inovação tecnológica e ampliação de mercados consumidores.

O presidente da Agência, Aroaldo da Silva, destacou a importância da aproximação entre os territórios para construção de novas agendas de desenvolvimento.

“Estamos conectando o Grande ABC e o Amapá para construir oportunidades de cooperação em bioeconomia, inovação e desenvolvimento sustentável. O futuro da economia passa cada vez mais por modelos verdes, pela valorização dos territórios e pela construção de cadeias produtivas sustentáveis”, afirmou, em resumo.

Também foram debatidas possibilidades de criação de centros de distribuição em São Paulo.

Da mesma forma, a aproximação com redes varejistas e associações comerciais da região.

Isso além de cooperação entre universidades e parques tecnológicos em projetos ligados à biotecnologia e à bioeconomia.

Entre os encaminhamentos definidos no encontro estão o aprofundamento das conexões institucionais entre o ABCD e o Amapá.

Fora a construção de um plano de trabalho conjunto entre as regiões e a ampliação do diálogo com universidades, secretarias de desenvolvimento e setores empresariais interessados em fortalecer a agenda da sociobioeconomia.

A atividade contou com representantes da Associação Comercial e Industrial de Santo André (Acisa), Prefeituras de São Bernardo do Campo, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Universidade Federal do ABC, Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Universidade Federal de São Paulo, Universidade Metodista de São Paulo, além de representantes de municípios da região, empreendedores e instituições ligadas ao Projeto RAÍS – Rede Amazônica de Iniciativas Sociobioeconômicas.

You may also read!

Santo André celebra 40 anos do Aterro Sanitário com entrega de ampliação

Equipamento ganhou, em primeiro lugar, fôlego de mais 2 anos de vida útil com área de 8 mil m²,

Read More...

Coop cria Escola de Açougue para qualificar profissionais e suprir demanda do varejo

Para a nova turma, as inscrições ficam abertas, portanto, até 17 de julho A fim de manter a excelência no

Read More...

Prefeitura de Ribeirão Pires libera novo estacionamento na Vila do Doce

Espaço conta com vagas para carros, motos e pessoas com deficiência, ampliando acesso em um dos principais pontos turísticos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu