ABCD conscientiza sobre Dia Internacional Contra a Homofobia

In Canto do Joca On
- Updated

Iniciativas na região enfatizam a importância do enfrentamento da LGBTfobia e o respeito à diversidade sexual

O 17 de maio é conhecido como o Dia Internacional de luta contra a homofobia, data que se tornou um marco na luta pelos direitos civis da população LGBTQIA+ e visa conscientizar a sociedade sobre o respeito e o enfrentamento à discriminação vivenciado por essa população. Para lembrar a importância do enfrentamento da LGBTfobia, as cidades do Grande ABC promovem ações para enfatizar o respeito à diversidade sexual.

Entre as iniciativas, a Prefeitura de Diadema lançou uma campanha para retificar nomes de pessoas trans. A ação, denominada “Diadema: Meu Nome Importa”, foi criada para atender, por meio do ambulatório DiaTrans, da Secretaria de Saúde, as pessoas que querem realizar a retificação de nome e gênero e não sabem a quem recorrer. Em 19 de maio, às 19h, o município promove, na Fábrica de Cultura, o lançamento do webdocumentário “Somos Plurais: Vidas Trans Importam”.

Em Mauá, a Prefeitura reativou neste mês o Conselho Municipal de Direitos Humanos e Cidadania LGBTQIA+, que tem como missão discutir e sugerir as políticas públicas que garantam os direitos dessa população.

A Prefeitura de Ribeirão Pires realiza uma série de ações para marcar a data. A programação  tem início nesta terça-feira, às 16h, com a reinauguração da Faixa da Diversidade nas proximidades da Vila do Doce. Entre outras iniciativas, a cidade promove, em 28 de maio, o 4º Festival da Diversidade, considerado o maior do gênero no Grande ABC.

Outra iniciativa na região é a roda de conversa “Respeitar as diferenças é fazer justiça”, que acontece na próxima sexta-feira (20/5), às 19h, na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Av. Ramiro Colleoni, 5, Centro, Santo André). O evento terá a apresentação do mapeamento da população trans das sete cidades.

O enfrentamento da LGTFobia no Grande ABC também conta com ouvidorias nos sete municípios para o recebimento de denúncias. A iniciativa, pioneira do gênero no Estado de São Paulo, foi viabilizada por meio de convênio firmado entre o Consórcio ABC e a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania.

O coordenador do Grupo do LGBTQIA+ do Consórcio ABC, Robson de Carvalho, afirmou que, entre avanços e retrocessos, ainda existem muitos obstáculos a serem ultrapassados para garantir o pleno direito à população LGBTQIA+.

“Como cumpridores dos nossos deveres, também devemos ter a garantia dos direitos do respeito, a fim de garantir a inserção da população LGBTQIA+ nas políticas públicas de nossos municípios. Temos de combater qualquer tipo de preconceito para eliminarmos a lesbofobia, homofobia, transfobia e bifobia da nossa região”, afirmou.

 

 

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu