Abatedouro e criadouro ilegal de animais flagrado em Santo André

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Fotos: Helber Aggio/PMSA e Divulgação/Semasa | Vídeo: Divulgação/Semasa

Ação conduzida, em primeiro lugar, pelo Semasa, em Utinga, teve apoio da Secretaria de Saúde, GCM, Cetesb e da Polícia Civil

A Prefeitura de Santo André deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (26.03) que culminou, acima de tudo, no flagrante de um abatedouro e criadouro ilegal de animais na região do Jardim Utinga.

A ação foi realizada, em suma, pela Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio da equipe de fiscalização ambiental do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André).

A operação contou, além disso, com a participação das equipes da Secretaria de Saúde, por meio dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Bem-Estar Animal; da Guarda Civil Municipal (GCM); da Polícia Civil, por meio do GOE (Grupo de Operações Especiais); e da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

“As nossas equipes atuaram de forma rápida e eficaz para coibir essa prática criminosa, que coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente. Esse trabalho conjunto entre diferentes setores da Prefeitura e forças policiais mostra nosso compromisso em garantir que leis ambientais e sanitárias sejam cumpridas. Não vamos tolerar esse tipo de crime em Santo André”, afirmou, em resumo, o prefeito Gilvan Junior.

Reclamações levaram aos criminosos

O monitoramento realizado pelo Semasa teve início a partir do recebimento de um ofício da Polícia Militar.

O documento destacava reclamações a respeito de trânsito de bovinos pela avenida Utinga e dos Estados, oferecendo riscos de acidentes de trânsito.

Com o uso de drone e ferramentas de geoprocessamento, observou-se o local de criação no final da Rua Planaltina, às margens do Córrego Oratório.

Ou seja, em Área de Preservação Permanente, invadida e pertencente ao antigo Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica), atual SP Águas.

O acompanhamento das atividades no local permitiu aos agentes do Semasa constatarem que havia também indícios de atividades comerciais, com tráfego de caminhões com carga viva e ferramentas específicas para abate.

O flagrante da manhã desta quarta-feira comprovou o abate de animais.

As equipes dos departamentos de Vigilância em Saúde e Bem-Estar Animal; da GCM, do GOE e da Cetesb foram acionadas imediatamente.

No local, as forças policiais e de fiscalização verificaram a presença de equinos, aves, caprinos, suínos e ruminantes, além de maquinário de corte.

Atividades como estas requerem licenciamento ambiental da Cetesb e, adicionalmente, a legislação municipal não permite a criação de porcos e ruminantes em Santo André.

Péssimo estado e maus tratos

A área e os equipamentos existentes estavam em péssimo estado e também foi caracterizado crime de maus-tratos, já que os animais vivos não possuíam vacinação adequada, com baias sujas, presença de moscas, roedores e alimentos guardados de forma irregular.

O esgoto e os resíduos produzidos pela atividade eram descartados in natura, no córrego Oratório.

O Departamento de Bem-Estar Animal de Santo André encaminhou a maior parte dos animais para ONGs, mas os porcos terão de ser abatidos e incinerados, por representarem risco à saúde pública.

Os alimentos serão recolhidos pelo Semasa, que ficará responsável pelo descarte adequado.

As equipes municipais constataram diversos crimes ambientais e sanitários, cujas autuações serão encaminhadas aos infratores.

Os mesmos foram conduzidos à Delegacia de Crimes Ambientais (Dicma), que será responsável pela investigação da atividade ilegal.

Assista ao vídeo:



You may also read!

Ribeirão Pires promove manhã de bem-estar com atividades de Reiki e Yoga

Evento gratuito no Parque Municipal Prof. Luiz Carlos Grecco reuniu cerca de 100 participantes mesmo com manhã chuvosa e

Read More...

Carnaval de São Paulo se consolida e movimento garante faturamento de R$ 4 bilhões para o Turismo

Balanço parcial da Federação de Hotéis e Restaurantes do Estado de São Paulo (Fhoresp) estima, em primeiro lugar, injeção

Read More...

GCM de São Bernardo embarga construção por movimentação irregular de terra no Montanhão após denúncia

Obra foi paralisada e responsável terá 48 horas para retirar entulho e aguardar, além disso, autorização da Secretaria de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu