A febre do pão de fermentação natural precisa de dias para produção; a padaria serve em minutos

In ABCD, Canto do Joca, Gastronomia On
- Updated
Fotos: Divulgação

Linha de pães artesanais da Brasileira traz, acima de tudo, crocância, maciez e sabor equilibrado

Joaquim Alessi

O pão de fermentação natural virou, em primeiro lugar, estrela das redes sociais e objeto de desejo de muitos consumidores.

A promessa é tentadora, afinal uma crosta dourada, miolo úmido e cheio de alvéolos encanta qualquer pessoa.

Mas, chegar a esse resultado não é simples.

O processo exige paciência, disciplina e, muitas vezes, até dias de dedicação.

É necessário o chamado batimento ou sova da massa madre – feita à base de farinha e água -, na quantidade adequada ao tipo de pão.

Após o batimento, a massa fica acondicionada em caixas plásticas e fermenta por algumas horas antes de ser cuidadosamente colocada em uma mesa para corte e modelada, ficando armazenada em câmara fria até o dia seguinte, para assim ser assada.
O resultado pode ser um espetáculo gastronômico ou uma experiência frustrante.

Nem todo mundo, no entanto, tem tempo para enfrentar esse ritual.

Por isso, a Padaria Brasileira, com mais de 70 anos de história no ramo, dedicou meses de estudos e testes para oferecer pães de fermentação natural prontos, preservando as características artesanais sem que o cliente precise virar padeiro em casa.

E aqui vai um testemunhal espontâneo de um consumidor diário: eles são inigualáveis!

Mas, tem de comprar cedo, ou logo após sair, porque acaba logo.

Versátil

Segundo Michella Giraldelli, engenheira de alimentos e gerente de produção da Padaria Brasileira, responsável pelo desenvolvimento das receitas, o pão de fermentação natural é versátil e ganha ainda mais espaço nos meses frios.

“Ele combina com fondues, sopas, caldos e até lanches mais elaborados. No inverno, é perfeito para acompanhar pratos quentes, porque mantém a crocância por fora e a maciez por dentro, sem perder o sabor característico da fermentação natural.”

Entre os sabores disponíveis estão o Nozes com Uvas-Passas, que equilibra suavidade e crocância; o de Azeitonas, de sabor intenso; o Multigrãos com Açafrão, que aposta em textura e cor; o Integral com Malte, de perfil mais nutritivo; o Calabresa com Provolone, para quem prefere combinações marcantes; e o Chocolate com Raspas de Laranja, que acrescenta uma opção doce e sofisticada.

O sucesso foi tanto que, um ano após o lançamento da linha, a padaria apresentou o sétimo sabor: Alecrim, trazendo um toque aromático e fresco para a coleção.
Outro diferencial está na praticidade.

Os pães podem ser congelados por até 30 dias e voltam à textura original quando aquecidos no forno ou airfryer, após um leve borrifo de água.

Dessa forma, o consumidor consegue manter em casa um produto artesanal, mas sem a rotina complexa de prepará-lo do zero.
“A Padaria Brasileira sempre buscou valorizar a tradição sem deixar de acompanhar tendências e oferecer produtos que façam sentido no dia a dia das pessoas”, afirma, em conclusão, Afonso Henrique Junior, diretor-geral da rede.

You may also read!

São Bernardo intensifica vacinação contra o sarampo com postos extras de imunização durante todo mês de agosto

A partir desta segunda-feira, 3 de agosto, todas as pessoas entre 6 meses e 59 anos devem se vacinar

Read More...

Esquenta do Festival do Chocolate 2026 by Chocolândia movimenta Vila do Doce e antecipa clima da maior evento de Ribeirão Pires

Programação gratuita reuniu, acima de tudo, música ao vivo, moradores e visitantes na Vila do Doce, fortalecendo o comércio

Read More...

Ribeirão Pires inicia Campanha de Multivacinação na próxima segunda-feira (3)

Mobilização é destinada a crianças e adolescentes menores de 15 anos; buscando atualizar doses em atraso e ampliar a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu