Prefeitura de São Bernardo vence ação judicial e garante regularização fundiária na Vila São Pedro

In Canto do Joca On
- Updated
Fotos: Gabriel Inamine e Omar Matsumoto/PMSBC

Decisão favorável transforma bairro em maior área urbana a ser regularizada no Brasil, com mais de 1 milhão de metros quadrados

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) decidiu a favor da Prefeitura de São Bernardo em ação judicial de desapropriação indireta contra a Interinvest, antiga proprietária de terreno onde está localizada a Vila São Pedro.

Publicado em 22 de março, o despacho reconheceu, em decisão unânime, a prescrição da ação movida pela empresa contra a Administração.

Com a decisão, a Prefeitura de São Bernardo poderá, acima de tudo, dar continuidade à regularização fundiária no bairro e os moradores terão a legalização jurídica para receberem as escrituras definitivas de seus lotes.

Trata-se certamente da maior área urbana a ser regularizada no Brasil com mais de 1 milhão de metros quadrados.

“O brasileiro gosta de ter sua vida regularizada. A escritura é mais do que um documento. É uma certidão de propriedade. Estou muito feliz pela Justiça ter reconhecido o direito dos moradores da Vila São Pedro. Nosso governo foi o que mais regularizou imóveis em São Bernardo e já havíamos levado essa alegria para os moradores da Vila Mariana e da Vila Boa Vista/Santana. Precisávamos avançar e agora temos o aval da Justiça para dar continuidade à regularização fundiária da Vila São Pedro”, afirmou, da mesma forma, o prefeito Orlando Morando.

No acórdão, o relator Luiz Fernando Camargo de Barros Vidal reconhece “que a ação haveria de ser julgada improcedente porque a municipalidade não pode ser responsabilizada pelo esbulho possessório praticado por terceiros e porque, a esta altura, pelo fato possessório procedente, inexiste conteúdo econômico da propriedade que possa ser subtraído por ato administrativo e que possa dar azo à indenização”.

Entenda o caso

A Vila São Pedro foi criada em 29 de junho de 1987, por 20 famílias, em frente ao antigo Clube da Volks.

A vila ganhou o nome em homenagem à São Pedro, santo do dia. Na época, grande parte do terreno pertencia à empresa Interinvest.

O então prefeito Aron Galante apoiou a ação, iniciando a urbanização da área, construindo ruas, calçadas e caixas d’água para abastecer o bairro.

Acionada judicialmente em 1994, a Prefeitura, em primeiro lugar, indenizou a empresa pelos trechos urbanizados.

A Casa é Minha

Em 26 de agosto de 2017, o prefeito Orlando Morando autorizou o início da regularização fundiária do bairro por meio do programa “A Casa é Minha”, que dá a posse definitiva dos imóveis aos seus moradores.

A ação, portanto, compreende três loteamentos – Vila Mariana, Vila Boa Vista/Santana e Vila São Pedro.

O processo foi iniciado pela Vila Mariana, onde foram regularizados 492 imóveis, cujos documentos foram entregues em abril de 2018.

Em novembro de 2020, as 1.313 moradias na Vila Boa Vista/Santana também foram regularizadas.

Quando iria iniciar a regularização de 7.800 lotes na Vila São Pedro, a empresa Interinvest entrou, em 2018, com ação judicial de desapropriação indireta contra a Prefeitura.

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiram a favor da Prefeitura, argumentando, em conclusão, que houve demora da empresa em pleitear o seu direito.

You may also read!

Tom Cavalcante no Municipal de Mauá nesta sexta (20.02)

Chico da Tiana também será atração, da mesma forma, na próxima semana; ingressos já estão à venda Quem estiver com

Read More...

Atrium Shopping realiza campanha de adoção de pets

Animais resgatados estarão disponíveis para ganhar um novo lar em ação especial, portanto, neste domingo, 22 de fevereiro O Atrium

Read More...

Douglas Baldini valoriza sequência positiva e cita foco na classificação

O EC São Bernardo segue os preparativos para a oitava rodada da Série A-3, já que enfrenta o Paulista,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu