O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, esteve nesta quinta-feira (27) em Brasília liderando, acima de tudo, uma articulação estratégica em defesa da indústria andreense.
Ele se reuniu, em primeiro lugar, com Pedro Henrique Giocondo Guerra, chefe do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC).
O encontro contou, da mesma forma, com a participação de Daniela Manique, presidente da Rhodia na América Latina.
A agenda tratou, por exemplo, da solicitação de suspensão do direito antidumping provisório aplicado às importações de fios de náilon.
A medida, em vigor desde outubro, tem provocado, portanto, preocupação no setor têxtil ao elevar custos e gerar incertezas para empresas que dependem do insumo.
O tema ganhou especial relevância para Santo André após o anúncio da Rhodia de um investimento de R$ 100 milhões na unidade instalada na cidade.
O encontro ocorreu em meio a um esforço conjunto que tem contado com o apoio do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
Marinho vem contribuindo para o avanço dessa pauta no governo federal.
Competitividade
Durante a reunião, Gilvan reforçou a necessidade de garantir competitividade para a cadeia produtiva local.
“Estamos falando da sobrevivência de uma cadeia que gera milhares de empregos e movimenta a economia da nossa cidade e do País. A suspensão dessa medida é essencial para manter o ritmo de produção, assegurar competitividade e proteger investimentos estratégicos como o que a Rhodia acaba de anunciar em Santo André”, afirmou o prefeito.
Vice-presidente da FNP, entidade que reúne as principais cidades do país, Gilvan destacou que a pauta não diz respeito apenas a Santo André, mas a toda a indústria têxtil nacional.
“Essa agenda vai além dos limites do município. Representa a defesa da produção brasileira. A FNP tem atuado firmemente na construção de soluções que garantam ambiente favorável ao desenvolvimento econômico, e eu, como prefeito e vice-presidente da entidade, estou comprometido em levar essas demandas aonde for necessário”, declarou.
Não é a primeira vez que Gilvan se mobiliza em defesa das empresas instaladas em Santo André.
Em julho, o prefeito esteve ao lado do governador Tarcísio de Freitas discutindo os impactos das taxas aplicadas pelos Estados Unidos às importações de pneus, medida que afetava diretamente indústrias andreenses do setor.
Na ocasião, ele reforçou a importância de articulação entre municípios, Estados e União para enfrentar barreiras econômicas externas.
